ESG Tech so+ma e a Bike Itaú/Tembici firmaram parceria em três grandes capitais para que ciclistas recebam vantagens ao reciclar
Promover mais mobilidade e consciência ambiental. Com essa missão, a ESG Tech so+ma, que implanta o ESG na prática promovendo a mudança de comportamento no Brasil por meio do incentivo à reciclagem e à economia circular, e a Bike Itaú/Tembici se juntaram em uma nova ação de promoção a sustentabilidade nas cidades de São Paulo, Salvador e Curitiba. A parceria garante descontos na locação das bikes como mais uma vantagem às pessoas que praticarem a correta destinação de materiais recicláveis. A campanha “Recicle e Pedale” já está ativa nas três capitais e deverá ser intensificada até dezembro.
“A so+ma busca parceiros que estejam atentos à agenda das mudanças climáticas e que possam, efetivamente, somar com a gente. A parceria com a Bike Itaú e a Tembici é estratégica, uma vez que, por meio dela, estamos incentivando não apenas a reciclagem e a prática da economia circular de forma geral, mas também a mobilidade limpa, tirando veículos das ruas e contribuindo para menor utilização de combustíveis fósseis e poluição do ar. Reforça nossa atuação sistêmica para a mudança de comportamento e criação de novos hábitos”, destaca Claudia Pires, CEO da so+ma.
Por meio da parceria com a so+ma, as pessoas que utilizam o serviço da Bike Itaú e da Tembici nas três capitais poderão ganhar 30% de desconto nos planos mensal e anual de locação das bikes. Para isso, basta que realizem o cadastro gratuitamente no aplicativo so+ma e comecem a reciclar. Os itens entregues geram pontos que são convertidos em créditos e podem ser trocados pelo desconto da parceria.
Além disso, os ciclistas ainda podem ter acesso às demais vantagens oferecidas pela so+ma como, por exemplo, cursos profissionalizantes, descontos em compras de produtos e serviços em geral, o que inclui alimentos e itens de higiene. “A so+ma se tornou um motor da economia circular, incentivando os cidadãos, apoiando cooperativas, conectando recicladores assim como estabelecer parcerias com comércios locais para aderirem ao programa e serem parceiros na troca dos benefícios”, ressalta Claudia.
Em São Paulo, receberão os descontos todos os alunos, pais e familiares das escolas parceiras da so+ma no programa “Recicle nas Escolas”, que reúne unidades das redes municipal e particular. Por meio do sistema Bike Sampa, a Bike Itaú disponibiliza uma rede de 320 estações com 3,7 mil bicicletas disponíveis para locação. Em Curitiba e Salvador, qualquer pessoa pode participar e receber as vantagens da nova parceria. A Tembici possui 500 bikes em Curitiba, que ficam distribuídas por 50 estações localizadas em pontos estratégicos da cidade. Na capital baiana, há 50 estações e 400 bikes da Tembici disponíveis para locação.
Recicle & Pedale
A parceria “Recicle & Pedale – Atitude para o planeta e para você” já está ativa nos aplicativos so+ma, Bike Itaú e Tembici. Os usuários estão recebendo mensagens para reforçar a nova parceria e suas vantagens. O cronograma deve ser intensificado a partir de novembro e a expectativa é de que, em dezembro, as pontuações fiquem ainda mais expressivas como forma de incentivar a adesão ao transporte por bikes e à reciclagem no fim de ano, quando há potencial aumento de trânsito e consumo.
O programa so+ma vantagens utiliza tecnologia para materializar os conceitos de sustentabilidade com impactos ambientais e sociais. O participante recebe um extrato ambiental individualizado e, com os dados em mãos, tem clareza do próprio impacto e contribuição positiva, sentindo-se empoderado do seu potencial de transformação. Por meio dessa ferramenta, o usuário pode, por exemplo, entender quantos litros de água ele preservou ao levar o óleo usado até o ponto de coleta, quantas árvores salvou e como contribuiu para a qualidade do ar. A tecnologia e a metodologia inovadoras, que promovem a prática ambiental pelo usuário, já foram exportadas para Jacarta, na Indonésia.
Onde entregar
Em Salvador, as unidades so+ma ficam nos seguintes locais: Espaço Wilson Son´s (Avenida Engenheiro Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/Big Bompreço (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí – Av. Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Av. Ibirapitanga, Patamares – Em frente à Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru – Praça Caramuru, 2); Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n).
Curitiba possui os seguintes pontos para encaminhamento dos recicláveis: Batel (Parque Gomm, R. Hermes Fontes, 204); CIC (R. Orestes Thá, 1800 – Cidade Industrial De Curitiba); Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865- Centro); Vila Sandra (R. João Dembinski, 900-986). Em São Paulo, podem participar da campanha os pais e alunos que participam da campanha “Recicle nas Escolas”.
Sobre a so+ma
Fundada por Claudia Pires, cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores. Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade. Presente em São Paulo, Salvador, Camaçari, Curitiba, Campo Largo e Goiânia, o programa já recebeu mais de 1,1, mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. Em 2023, a estimativa é engajar mais de 50 mil famílias e gerar mais de 1,5 mil toneladas de recicláveis. É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.