24 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Sarcopenia: metade da população com mais de 80 anos é afetada

Foto: Freepik

Médico alerta para a urgência de políticas de saúde pública e intervenções preventivas

“Existem dados que mostram que a sarcopenia, condição que compromete a mobilidade, afeta metade da população com mais de 80 anos. Essa condição se caracteriza pela perda progressiva da massa e força muscular, e é identificada como uma das principais causas de incapacidade funcional em idosos. A sarcopenia frequentemente surge com o envelhecimento e pode ser agravada por períodos prolongados de hospitalização, por exemplo, entre outros fatores”, declara Dr Diogo Souza Domiciano, reumatologista membro da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).

O comprometimento do desempenho funcional refere-se à incapacidade do indivíduo em realizar suas atividades diárias. Isso pode incluir desde tarefas domésticas até atividades físicas básicas, como caminhar. A mobilidade é um indicador crucial da capacidade funcional, especialmente em idosos.

Embora seja associada ao envelhecimento, vários fatores podem acelerar essa perda muscular: doenças inflamatórias como artrites crônicas, câncer e condições neurodegenerativas podem exacerbá-la. O diagnóstico da síndrome é feito por testes clínicos de força e capacidade física, bem como a medida da massa muscular que pode ser feita pelo exame de densitometria.

“Estudos sugerem que o processo que leva à sarcopenia no adulto e idoso pode começar na infância, com baixo peso ao nascer associado a um maior risco. Um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercícios regulares, é fundamental para preservar a massa e a força muscular e retardar a perda relacionada à idade”, declara o médico.

Exercícios resistidos como musculação e Pilates são ótimos exemplos para fortalecimento muscular e prevenção da sarcopenia. A ingestão de proteínas como carnes, ovos, leite, queijos, iogurtes, e/ou leguminosas como soja, feijões, lentilha, grão de bico e ervilha também são essenciais.

Dr. Diogo também alerta para a urgência de políticas de saúde pública e intervenções preventivas para combater a sarcopenia e suas consequências para a população idosa. O engajamento em hábitos saudáveis desde a juventude é uma estratégia crucial na luta contra essa condição debilitante.

Idosos no Brasil

De acordo com o IBGE, o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. Ou seja, teremos cada vez mais idosos no país. No Brasil, a projeção de expectativa de vida em 2025 é de 82,1 anos. Por isso, prevenir a sarcopenia é fundamental para uma longevidade com autonomia.

Sobre a ABRASSO

A ABRASSO, Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).

Criada em 2011, conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da Saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino, a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público em geral.

Serviço

Instagram: https://www.instagram.com/abrassonacional/

Facebook: https://www.facebook.com/abrassonacional/

YouTube: https://www.youtube.com/@ABRASSO

Podcast (Spotify): https://bit.ly/3ZGGbQc

Casa Segura – https://abrasso.org.br/casa-segura/

Compartilhe:

MAIS LIDAS