23 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Sede da Sicredi Dexis recebe mais alta certificação de prédios verdes 

Crédito da foto: Divulgação Sicredi Dexis

A sede da Sicredi Dexis, em Maringá/PR, recebeu nesta semana o mais alto nível de certificação de prédios verdes. É o LEED Platinum, concedido pela organização não governamental United States Green Building Council. No país, cerca de 300 prédios têm certificação LEED, mas apenas 10% são Platinum. 

A certificação atesta a sustentabilidade do prédio desde a concepção do projeto, construção à manutenção, incluindo a redução do consumo de energia e água, conforto termoacústico, bem-estar dos usuários, prevenção contra a poluição ambiental no momento da construção, incentivo ao paisagismo, entre outros.

Para o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, a obra é a realização de um sonho e, desde a concepção, teve a sustentabilidade como premissa. A certificação foi acompanhada pela Petinelli Soluções em Green Building e segundo o sócio Guido Petinelli, mais da metade dos edifícios que atingem o mais alto nível de certificação está no sul do Brasil. “A Sicredi Dexis contribui para que a nossa região seja uma referência quando falamos nos edifícios mais eficientes e sustentáveis do país. O prédio incentiva as melhores práticas, incentivando o uso de bicicletas, aproveitando a água da chuva para irrigação, entre outras medidas.”

O prédio tem quase 20 mil metros quadrados divididos em duas torres, com projeto assinado pelo arquiteto Edson Yabiku e pelo engenheiro civil Wilson Yabiku e execução da Plaenge Industrial. Além de receber centenas de colaboradores que trabalham no local, recebe associados e visitantes que usam áreas como coworking, auditório, espaço do conhecimento com empréstimo de livros, estúdio de TV e podcasts, exposição que conta a história da Sicredi Dexis disponível em português, inglês e libras, além de café e salão de beleza disponibilizados por parceiros.

Em prol da sustentabilidade, uma estação meteorológica mede a incidência de sol, chuva e, assim, controla a abertura e fechamento das persianas de forma automatizada. O edifício também conta com sistema de automação para medir o consumo de energia elétrica e água, concentração de CO2 nos ambientes, além de controlar iluminação, ar-condicionado e outros equipamentos.

Para os colaboradores, há espaço família que recebe crianças até três anos, refeitório, salas de descanso, de espiritualidade e de massagem. Há ainda vagas exclusivas para caronas solidárias, bicicletário com vestiário e estação para carregamento de carro e patinete elétrico, além das vagas para veículos comuns. 

Painéis e películas fotovoltaicas captam energia solar, telhados verdes nas duas torres contam com espécies nativas ou adaptadas à região, há sistema de captação de água da chuva para o abastecimento das torneiras dos banheiros, irrigação e descargas de vasos sanitários, além de queda d’água para a redução do calor.  Uma curadoria traz mobiliário assinado por ícones do design nacional, como poltronas e móveis de Sergio Rodrigues, de Jorge Zalszupin, Estudiobola, Jader Almeida, entre outros. Tem também obra de Paolo Ridolfi e tapeçaria de Carolina Kroff.

Compartilhe:

MAIS LIDAS