01 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Startup de gamificação lança copa de educação financeira para estudantes

Crédito: Diego Gomes / Sinergize

A primeira edição da competição contou com alunos entre 15 e 17 anos e ensinou sobre aspectos financeiros na prática

Para mudar a realidade financeira do país, que chega a cerca de 73 milhões de brasileiros endividados, de acordo com o Serasa, a Investeendo, uma startup voltada para a educação financeira e empreendedora de jovens, busca ampliar sua atuação nas escolas por meio da gamificação. Uma das maneiras encontrada de fazer isso é com o lançamento da Copa Investeendo de Educação Financeira, uma competição para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II e de todo o Ensino Médio. 

O objetivo é ensinar sobre a gestão de recursos financeiros próprios, como investir  de maneira responsável, conscientizar sobre aplicativos e casas de apostas e ainda realizar investimentos simulados. Para participar da competição, cada aluno recebe um cartão de crédito fictício para acessar sua conta e realizar operações financeiras no Totem Investeendo de Educação Financeira, um dispositivo digital e interativo,  parecido com um caixa eletrônico instalado nas escolas. 

“A melhor forma de se aprender, é praticando! Entretanto, quando o assunto é educação financeira, fica difícil para as escolas promoverem momentos de aprendizagem na prática. A Copa Investeendo veio para oferecer aos estudantes de todas as escolas a oportunidade de gerir, por tempo limitado, seus próprios recursos financeiros, simular investimentos, compras, transferências, e até mesmo competências empreendedoras. A ideia é mostrar para os jovens como o dinheiro funciona na prática, e fugir de discussões rasas que focam em coisas como juros simples ou juros compostos”, destaca Sam Adam Hoffmann, CEO da Investeendo.  

Primeira edição acontece no Paraná

A competição aconteceu entre os dias 24 de março e 04 de abril, e cerca de 100 alunos entre 15 e 17 anos, do Colégio Estadual Colônia Murici, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), participaram. Ao longo de duas semanas, os estudantes analisaram o mercado, acompanharam as notícias diárias, estudaram investimentos de renda fixa e variável, analisaram o risco e o retorno de cada investimento, e ao final, quem se destacou,  recebeu prêmios exclusivos. Durante a dinâmica, os alunos ainda têm acesso à “lojinha”, uma área para resgatar prêmios e motivar nas dinâmicas e no final, vence quem conseguir aumentar mais seu patrimônio.

“Entendemos que o evento é uma iniciativa fundamental para promover o aprendizado sobre gestão financeira, desde a base, garantindo aos jovens escolhas conscientes e possibilitando um futuro mais digno e sustentável”, afirma Marcela Salles, co-founder da Concetto Movelaria. 

Para levar a Copa Investeendo de Educação Financeira a outras escolas e jovens da rede pública e privada de ensino, a startup conta com parcerias e patrocinadores que buscam ampliar sua atuação das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). E nesta edição, a Concetto foi patrocinadora. Oferecer oportunidades para que os jovens saibam lidar com o dinheiro, possibilita que se tornem adultos que tenham uma boa relação com as finanças e não se envolvam em dívidas ou investimentos perigosos.

“A situação financeira dos jovens já deixou de ser um problema individual. Há quem diga que poderia até mesmo ser considerado questão de saúde pública. O endividamento aumenta a violência e a criminalidade, impacta a economia e os negócios, precariza a saúde mental, sobrecarrega os serviços públicos e isso são só algumas das consequências. Muitos empresários têm noção destes problemas, e patrocinam a Copa Investeendo com o intuito de ajudar a combater este cenário ”, explica o CEO.

Para mais informações sobre a Copa Investeendo de Educação Financeira e patrocínios, acesse https://www.investeendo.com/ 

Sobre a Investeendo

A Investeendo é uma startup fundada por Sam Adam Hoffmann, Vanessa Cristiane Motta e Mariana Motta de Matos, que une educação financeira e gamificação para transformar a relação de jovens periféricos com o dinheiro. Surgida de um encontro inusitado entre um professor da rede pública do Paraná e duas bancárias, a iniciativa já impactou mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros por meio de uma metodologia inclusiva baseada em jogos analógicos e aplicativos em totens digitais, implementada em mais de 40 instituições de ensino. Reconhecida por sua inovação, a Investeendo participou do programa Shark Tank Brasil, conquistando visibilidade nacional, e foi a grande vencedora do 12º Prêmio Legado de Empreendedorismo Social. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS