Crédito: Divulgação / IT Forum
Idealizado pelo IT Forum, o prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” reconheceu as soluções mais estratégicas no uso da tecnologia e inteligência artificial
O Nordeste brasileiro tem se consolidado como um importante polo de inovação no Brasil, com iniciativas aliadas à tecnologia, sustentabilidade e impacto social. No prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, promovido pelo IT Forum, principal ecossistema de tecnologia do país e unidade de negócios do Itaqui, três instituições da região – Suzano (BA), Solar Coca-Cola (CE) e Sefaz PE (PE) – foram reconhecidas por soluções transformadoras em seus respectivos setores.
Nas terras pernambucanas, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco – Sefaz PE -, 28ª no ranking, implantou o projeto Trilhas Fiscais e Sociais, que cruza dados fiscais e sociais para validar a elegibilidade de beneficiários de programas de assistência. Utilizando algoritmos e dashboards analíticos, a ferramenta identifica inconsistências entre declarações do CadÚnico e informações como emissão de notas fiscais, propriedade de veículos e faturamento empresarial.
Na Bahia, a Suzano, maior fabricante de papéis da América Latina e 38ª colocada, desenvolveu o VagaLúmen, uma ferramenta de inteligência artificial que permite aos colaboradores acessarem dados corporativos com linguagem natural, eliminando barreiras técnicas e reduzindo o tempo gasto em sistemas transacionais. A solução democratiza o acesso à informação em áreas como manutenção, insumos, florestal e suprimentos. A nova ferramenta permite otimização de processos, redução de estoques e aumento da eficiência operacional.
Já no Ceará, em 91ª posição, a Solar BR Coca-Cola criou o Giro+, um sistema inteligente que automatiza o controle e o giro de produtos com validade próxima, reduzindo perdas e melhorando a rentabilidade operacional. A solução identifica ainda estoques críticos em tempo real, sugere descontos com base em políticas comerciais, monitora a performance das promoções e se integra aos sistemas de gestão para interromper automaticamente as campanhas quando necessário.
Esses projetos reforçam como a inteligência artificial tem liderado a transformação digital no Brasil. Segundo o IT Forum, 80% dos projetos premiados neste ano utilizaram Inteligência Artificial (IA) como tecnologia central. A Diretora de Conteúdo do Itaqui, Déborah Oliveira, reforça que “este reconhecimento serve como um propulsor para que as empresas brasileiras invistam, cada vez mais, em inovação para impulsionar seus negócios e gerar impacto positivo na sociedade”. E finaliza: “a premiação valoriza a criatividade, a ousadia e a superação de desafios, e serve como exemplo para que outras também invistam em inovação.”