29 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Tecnologia de reconhecimento facial com participação da PACER ganha Selo Prata de Modernização

A tecnologia de Reconhecimento Facial que teve a participação da Pacer, por meio do Projeto Embarque + Seguro do Ministério da Infraestrutura, foi reconhecida com o selo prata de modernização do Estado, concedido pela Secretaria-Geral da Presidência da República. A premiação tem como objetivo reconhecer a qualidade e o compromisso da administração pública em atender as necessidades do cidadão de forma técnica e eficiente, dentro do âmbito digital.

Para receber o selo, os projetos são identificados e classificadas com uma pontuação após avaliação de uma organização independente composta por integrantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo o diretor da Pacer, Giuliano Podalka, este Selo é o reconhecimento de um dos valores da Pacer em levar Excelência em todas as entregas de maneira inovadora à população. “Trabalhamos muito focados na experiência do usuário e este prêmio nos motiva a continuar trabalhando em soluções para o setor aeroportuário”.

Essa tecnologia da PACER é disruptiva e vem revolucionando o setor aeroportuário brasileiro por transformar os rostos das pessoas em documentos. Com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 27%.

A iniciativa automatiza os processos de check-in e embarque tanto de passageiros quanto de tripulantes e garante mais agilidade e segurança nos processos. A novidade marcou o pioneirismo brasileiro com a primeira ponte área biométrica de ponta a ponta do mundo – Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Para fazer o check-in e embarcar nas aeronaves, não é necessário apresentar nenhum cartão de embarque ou documento com foto, basta informar o nome e CPF e consentir com os termos de tratamento de dados para que seja realizada a validação das informações nas bases de dados governamentais. Havendo a validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave por meio dos pontos de controle biométrico, que fazem a identificação com o uso de câmeras.

O programa federal Embarque +Seguro foi conduzido pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) e Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Compartilhe:

MAIS LIDAS