15 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Terapia Hormonal auxilia mulheres na menopausa, apontam especialistas

Foto: Freepik

Tratamento auxilia no alívio de sintomas como ondas de calor, insônia e alterações de humor

A terapia hormonal (TH), também conhecida como terapia de reposição hormonal (TRH), tem diversos benefícios comprovados cientificamente no tratamento das sintomas e das consequências da menopausa. Está representa uma fase natural na vida da mulher, marcada pela interrupção do ciclo menstrual e por alterações hormonais significativas. Entre os principais sintomas, destacam-se ondas de calor, suores noturnos, insônia, secura vaginal e mudanças de humor. Para minimizar esses efeitos, muitas mulheres recorrem à terapia hormonal, uma abordagem recomendada por especialistas quando bem indicada.

A terapia hormonal consiste na reposição dos hormônios que deixam de ser produzidos pelo corpo em quantidade suficiente após a menopausa (principalmente o estradiol e a progesterona). Ao restaurar os níveis hormonais, o tratamento proporciona alívio dos sintomas e melhora a qualidade de vida das pacientes. Médicos alertam, no entanto, que a decisão pelo uso deve levar em conta o histórico de saúde e fatores de risco de cada mulher.

A médica clínica especialista em Saúde da Mulher e endocrinologia feminina Dra. Helena Campiglia elenca alguns benefícios da Terapia Hormonal:

  • Alívio dos sintomas vasomotores (ondas de calor e suores noturnos)

A terapia hormonal é o tratamento mais eficaz para reduzir fogachos e suores noturnos, que afetam até 80% das mulheres na menopausa.

  • Melhora da saúde vaginal e urinária

A TH (especialmente na forma local, como cremes vaginais) ajuda a tratar a secura vaginal, dor durante a relação sexual e infecções urinárias recorrentes, ao restaurar a espessura e elasticidade da mucosa vaginal.

  • Prevenção da perda óssea e redução do risco de osteoporose

A terapia hormonal reduz significativamente a perda de densidade óssea que ocorre após a menopausa, diminuindo o risco de fraturas osteoporóticas, especialmente em mulheres com alto risco.

  • Melhora da qualidade do sono e do humor

Estudos mostram que a TH pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzir a fadiga e até aliviar sintomas leves de depressão ou ansiedade relacionados à menopausa.

  • Melhora na qualidade de vida geral

Ao aliviar vários sintomas incômodos da menopausa, a TH contribui para uma melhora geral na qualidade de vida, função sexual e bem-estar emocional.

Dra. Helena, que também é professora da Universidade do Arizona, afirma que, apesar dos benefícios, a TH deve ser indicada de forma individualizada. Fatores como histórico familiar, idade e condições de saúde da paciente precisam ser analisados antes da prescrição. “A pesquisa revelou que 40% das mulheres interessadas no tratamento não receberam recomendação médica devido a contraindicações específicas”, alerta. Para que a mulher seja cuidada integralmente deve-se observar também o seu estilo de vida, deficiências nutricionais alimentação, atividade física para ter uma melhor resposta ao tratamento.

Mulheres que estejam com maus hábitos e outros problemas de saúde correm mais risco de efeitos colaterais dos tratamentos hormonais.  “Quando utilizada de maneira adequada e com acompanhamento médico, a TH pode trazer benefícios significativos. Entretanto, reforça a importância de mais estudos sobre o impacto a longo prazo e da ampliação do acesso ao tratamento para mulheres que possam se beneficiar da reposição hormonal”, ressalta Dra Helena que também é professora da Universidade do Arizona.

Em seu livro “Medicina Integrativa & Saúde da Mulher”, nutrição, estilo de vida, suplementação, acupuntura, meditação, práticas mente-corpo, fitoterapia, tratamentos hormonais e técnicas de relaxamento são detalhados de forma didática e prática para as leitoras. Como e quando escolher e associar esses diferentes caminhos é o fio condutor dessa obra que esclarece muito sobre a saúde da mulher.

“Propor modelos integrativos para uma medicina baseada em doença, e não em saúde é um enorme desafio. Meu desejo é que este livro possa acrescentar reflexão, profundidade e conhecimento à prática de muitos profissionais da área e que isso se reflita na vida de seus pacientes.” – Dra Helena Campiglia

Sobre a autora: Dra Helena Campiglia é médica formada pela Universidade de São Paulo (USP), fez Residência em Clínica Médica, especialização em Acupuntura, Medicina Chinesa e Endocrinologia Ginecológica. Formou-se em Medicina Integrativa pelo fellowship no AWCIM pela Universidade do Arizona (EUA).

 Atualmente é professora convidada na Universidade McMaster, Toronto (Canadá) e mentora dos alunos do Fellowship de Medicina Integrativa no AWCIM pela Universidade do Arizona (EUA).

 Autora dos livros “Psique e Medicina Tradicional Chinesa” e “O Domínio do Yin: Da Fertilidade à Maternidade; a Mulher e suas fases segundo a Medicina Tradicional Chinesa”, ambos na sua 3ª edição.

Atua como Clínica Geral e em Saúde da Mulher há mais de 25 anos unindo a Medicina convencional às práticas integrativas.

Serviço:

Título: Medicina Integrativa & Saúde da Mulher

Autor: Dra. Helena Campiglia (@helenacampiglia)

Editora: Guanabara Koogan GRUPO GEN

Páginas: 288

Disponível em: https://amz.run/9WXI

Compartilhe:

MAIS LIDAS