21 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Trombose: terceira maior causa de morte cardiovascular tem encontro internacional

Crédito da foto: Freepik

Trombose atinge quase 300 mil brasileiros a cada ano. Evento da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia atualiza conhecimentos sobre a doença, dias 22 e 23 de novembro, em São Paulo

A trombose é uma doença caracterizada pela formação de coágulos (trombos) nas veias ou artérias de qualquer parte do corpo, mas principalmente nas veias das pernas, e que pode evoluir para uma embolia pulmonar caso o trombo se movimente pela corrente sanguínea, uma complicação grave e fatal em 30% dos casos. A correta informação ao público, pode salvar vidas, pois na grande maioria dos casos, esta doença pode ser evitada com ações como prática frequente de exercícios, ingestão regular de água, controle de peso, não fumar, entre outras, e, quando necessário, o uso de anticoagulantes recomendados pelo médico. Os primeiros sintomas podem incluir inchaço, dor súbita e desconforto na região afetada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia – SBTH, a cada ano quase 300 mil brasileiros são acometidos por algum fenômeno trombótico e, segundo o Ministério da Saúde, a trombose é terceira maior causa de morte cardiovascular no Brasil. Diante deste quadro, pesquisadores, médicos, cientistas e diversos profissionais de saúde do Brasil e de outros países vão se reunir para promover a troca de conhecimentos e definir novas metas e estratégias de combate à trombose e suas consequências, durante o 3º Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia, nos dias 22 e 23 de novembro de 2024, no Hotel Tivoli, em São Paulo.

Serão apresentados e discutidos temas como prevenção de casos em pacientes hospitalizados, primeiros dados oficiais de registros do CDT de casos de trombose em crianças, protocolos de atendimento a casos de AVC, prevenção e tratamento específicos para gestantes e pacientes com câncer, relações entre o uso de anticoncepcionais e o risco de trombose, procedimentos em doenças hemorrágicas, entre outros assuntos de grande relevância para a situação atual de trombose e hemostasia no Brasil e no mundo. Ao longo dos dois dias do encontro, também serão apresentadas as últimas novidades da pesquisa científica mundial, novos estudos e novas possibilidades de tratamentos e prevenção. Abertas apenas para pesquisadores, médicos e outros profissionais de saúde, as inscrições podem ser feitas pelo site https://simposio.sbth.org.br/site/sbth2024.

Organizado pelos especialistas Dra. Joyce Maria Annichino (presidente da SBTH, hematologista, professora titular da FCM Unicamp e coordenadora do CDT e do Laboratório de Hemostasia do Hemocentro da Unicamp), Dra. Ariane Vieira Scarlatelli Macedo (vice-presidente da SBTH, cardiologista na Santa Casa de São Paulo e professora do curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e o Dr. Cyrillo Cavalheiro Filho (presidente emérito da SBTH, doutor em Hematologia pela FMUSP e chefe do Núcleo de Hemorragia e Trombose do Hospital Sírio-Libanês), o evento terá como palestrantes alguns dos médicos mais renomados na área, como Dr. Renato Delascio Lopes (professor titular de Medicina da Divisão de Cardiologia do Duke Medical Center, professor livre-docente de Cardiologia pela Escola Paulista de Medicina e diretor e fundador do Brazilian Clinical Research Institute BCRI em São Paulo/Brasil) e Dr. Alex Spiropoulos (fundador do Centro Clínico de Trombose no Novo México/EUA, professor em importantes instituições como a Hofstra, Northwell School of Medicine, o Institute of Health System Science do Feinstein Institutes for Medical Research e a Elmezzi Graduate School of Molecular Medicine e diretor do sistema de serviços de anticoagulação e trombose clínica no Northwell Health System), além de vários outros grandes nomes da medicina brasileira e internacional.

“A principal missão da SBTH é promover a pesquisa, a formação médica e a mais correta informação ao grande público sobre tudo o que diz respeito à trombose, como ela pode ser corretamente tratada e evitada. Ao reunirmos pesquisadores e especialistas do Brasil e de outros países, queremos criar condições de melhor qualidade de vida para os pacientes e as estratégias mais adequadas à realidade brasileira para combate desta doença, responsável por milhões de mortes a cada ano em todo o mundo”, afirma a Dra. Joyce Maria Annichino, presidente da SBTH. A Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia – SBTH visa a promover a educação continuada e disseminar conhecimento para a redução do tromboembolismo e suas consequências. Fundada em 10 de outubro de 2018 e composta atualmente por mais de 200 médicos, tem como missão investir em educação continuada e pesquisas, chamar atenção para a importância da prevenção e ampliar o acesso a medicamentos e tratamentos para a trombose. Atualmente, a SBTH trabalha para o fomento de políticas governamentais, educacionais e assistenciais através da promoção de pesquisas médicas relacionadas à trombose e doenças hemorrágicas congênitas ou adquiridas. www.sbth.org.br | @sbth.bsth

Compartilhe:

MAIS LIDAS