Foto: Divulgação Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
Primeiro time de futebol vegano comemora resultados positivos em sua parceria inovadora com a Sociedade Vegetariana Brasileira
O Clube Laguna (SAF), pioneiro no cenário futebolístico brasileiro por ser o primeiro time vegano das Américas, segundo do mundo, celebra a parceria bem-sucedida com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Essa aliança tem impactado positivamente não apenas o desempenho esportivo dos atletas, mas também o meio ambiente, tornando-se um exemplo de respeito aos animais e sustentabilidade.
Desde a sua fundação em abril de 2022 e início das atividades em agosto do mesmo ano, o Laguna, situado no idílico município de Tibau do Sul, às margens da Praia de Pipa, tem adotado uma abordagem revolucionária à nutrição esportiva. Sob a supervisão da SVB, o clube oferece seis refeições diárias, exclusivamente veganas, a todos os envolvidos, incluindo atletas, comissão técnica e funcionários.
Os resultados da parceria não se limitam ao campo esportivo. Em 300 dias de alimentação vegana, o Laguna economizou impressionantes um milhão de metros quadrados de terra, equivalente a 115 campos de futebol. Além disso, preservou cento e oitenta e seis milhões de litros de água, correspondentes a 74 piscinas olímpicas, e trezentos e noventa mil quilos de grãos, suficientes para alimentar nove mil pessoas ao longo de um ano.
“O futebol representa uma tradição esportiva brasileira mundialmente reconhecida, agora com o Laguna integrada a uma nova perspectiva que abraça uma relação renovada com os animais, a vida no planeta e o meio ambiente. Além disso, promove o avanço em direção a uma alimentação mais saudável, contribuindo para um desempenho ainda mais eficiente”, afirma Ricardo Laurino, Vice-Presidente da SVB.
A redução significativa de quatrocentos e oitenta e um mil quilos de CO², equivalente a 3 milhões de quilômetros rodados por um carro comum, destaca o impacto positivo do Clube Laguna no combate às mudanças climáticas.
O treinador do Laguna, Gustavo Nabinger, evidencia o comprometimento dos atletas com a dieta vegana, proporcionando melhoras tanto na saúde quanto no desempenho esportivo. “Os jogadores estão experimentando novos sabores e tendo a oportunidade de ter uma alimentação mais saudável. Estudos comprovam as vantagens de uma dieta baseada em plantas, incluindo a prevenção de doenças como câncer, diabetes e até Alzheimer”, ressalta Nabinger.
Fundado com a missão de ser inovador, o Laguna se destaca como um exemplo a ser seguido, redefinindo padrões e promovendo uma abordagem consciente em um esporte que agora busca não apenas a vitória nos gramados, mas também um exemplo de clube com compromisso à sustentabilidade, respeito aos animais e a saúde humana.