Foto: Freepik
Departamento de Foniatria da ABORL-CCF realiza campanha de conscientização com aulas gratuitas, caminhadas e orientações online para disseminar informação sobre o problema.
Até domingo (20 de outubro), o Departamento de Foniatria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), em parceria com o coletivo Juntos Pelo TDL, realiza a Campanha de Conscientização sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Com o slogan “TDL Existe!”, a ação busca sensibilizar a sociedade sobre um transtorno ainda pouco conhecido, mas que afeta milhões de crianças e adultos em todo o mundo.
O TDL é uma condição que interfere no neurodesenvolvimento e afeta diretamente a capacidade de comunicação, gerando dificuldades na fala, compreensão e na interação social e aprendizagem escolar.
De acordo com a Dra. Mônica Guerra, coordenadora da campanha e do Departamento de Foniatria da ABORL-CCF, a iniciativa visa expandir o acesso a informações sobre o transtorno. “Queremos oferecer conteúdos educativos para diferentes públicos, como pais, educadores e profissionais da saúde, disseminando conhecimento, promovendo a inclusão e o apoio às pessoas com TDL”, afirma a médica.
Embora os números no Brasil ainda não sejam consolidados, estudos internacionais como o Catalise, publicado pela Associação para a Saúde Mental da Criança e do Adolescente, organização inglesa reconhecida mundialmente por publicações científicas como a Revista de Psicologia Infantil e Psiquiatria, apontam que cerca de 7,5% das crianças no mundo apresentam o TDL. A prevalência é maior que a do Transtorno do Espectro Autista, que atinge 2,8% da população infantil, segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), órgão americano referência global no tratamento do autismo.
“O CDC estima que 1 a cada 36 crianças possua o diagnóstico de autismo. Levando em conta o indicador de pesquisas internacionais sobre TDL, podemos considerar que 1 a cada 14 crianças tenha TDL”, analisa Mônica.
Programação
A campanha conta com uma série de ações, incluindo palestras, lives educativas pelo Instagram e eventos para a população. Um dos destaques serão as palestras gratuitas no dia 19 de outubro, das 8h às 13h, realizadas presencialmente em São Paulo e transmitidas para todo o Brasil, de forma online (ao vivo).
Voltado para pais, tutores, educadores e profissionais da saúde, o encontro informativo terá cinco horas de duração e reunirá especialistas em foniatria para abordar temas como o diagnóstico do TDL, suas implicações no aprendizado escolar e diagnósticos diferenciais. As inscrições são gratuitas e o cadastro para participação antecipada pode ser feito diretamente neste link.
Outra atividade apoiada pela ABORL-CCF visando romper o desconhecimento em torno do transtorno, promover a inclusão de pessoas com TDL na sociedade e fortalecer o engajamento com a causa, é a caminhada realizada pelo Coletivo Juntos pelo TDL, no dia 20 de outubro. Marcada para 8h30, a ação acontecerá no Parque Burle Marx, localizado no distrito de Vila Andrade, na região sul da capital paulista. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.
Serviço
Ações ABORL-CCF | Campanha de Conscientização sobre o TDL
- TDL existe: impactos do TDL no desenvolvimento infantil e diagnósticos diferenciais | 15/10, às 20h, pelo Zoom (Link)
- Live TDL Existe! | 17/10, às 19h, pelo Instagram @otorrinoevoce e @aborl-ccf
- Aula gratuita com especialistas: 19 de outubro, às 8h, online. Inscrições (Link)
- Caminhada TDL em São Paulo: 20/10, às 8h30, no Parque Burle Marx – região Sul da capital paulista
Sobre a ABORL-CCF
Com 75 anos de atuação entre Federação, Sociedade e Associação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica Brasileira (AMB), promove o desenvolvimento da especialidade por meio de seus cursos, congressos, projetos de educação médica e intercâmbios científicos, entre outras entidades nacionais e internacionais. Busca também a defesa da especialidade e luta por melhores formas para uma remuneração justa em prol dos mais de 8.600 otorrinolaringologistas em todo o país.