Foto: Canva
As formações Cartografias iungo trazem cursos on-line e as inscrições vão até 28/06
Estão abertas até 28 de junho as inscrições para a quarta edição das formações Cartografias iungo – dois cursos gratuitos e on-line voltados para professores e gestores escolares que atuam com projetos de vida nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As formações, desenvolvidas pelo Instituto iungo, instituição idealizada e mantida pelo Instituto MRV, aliam teoria e prática e podem ajudar educadores a construir aulas mais interativas.
O que são projetos de vida? Qual sua importância para o desenvolvimento dos estudantes? Essas são as perguntas que norteiam o curso “Cartografias: mapas de projetos de vida”. Ao longo da formação de 4 horas, os cursistas também constroem sua cartografia pessoal com o objetivo de orientar o planejamento de aulas. A professora de Ensino Médio Ene Mendes Araújo, de Cachoeira Dourada (MG) conta: “foi a formação mais eficiente que eu já fiz. Trouxe muito conteúdo relevante em pouco tempo de modo eficiente. Além das práticas, modelos e vídeos que posso usar em sala de aula. E uma das partes mais relevantes foi lembrar que um professor de projeto de vida tem de ter seu próprio projeto de vida.”
Em “Cartografias: planejando aulas de Projetos de Vida” o foco é a reflexão e a criação de planos de aulas para o componente curricular. Professores e gestores aprendem como aprimorar o planejamento de aulas de Projetos de Vida enquanto desenvolvem o seu próprio plano de aulas. Essa formação tem carga horária de 12 horas. Concluinte do curso, a professora Fernanda Lima Gonçalves, de Caratinga (MG), diz: “A palavra que define meu sentimento ao final do curso é ENTUSIASMO. Tive contato com conhecimentos que me levaram a inovar em minhas práticas pedagógicas, a pensar no aluno de um modo diferente, com um olhar ainda mais carinhoso e atencioso. Estou cheia de novas ideias para colocar em prática na sala de aula. Obrigada por todo esse conteúdo!”.
SERVIÇO
Cartografias: mapas de projetos de vida (4h)
Conceitos, argumentos e histórias sobre projetos de vida
O papel dos projetos de vida no desenvolvimento integral dos estudantes
O que está previsto na Base Nacional Comum Curricular
As aulas de Projetos de Vida e seus impactos no trabalho docente e na comunidade escolar.
Cartografias: planejando aulas de Projetos de Vida (12h)
Mapear os projetos de vida dos estudantes e construir propósitos formativos
Elaborar estratégias formativas
Mediar as aulas de Projeto de Vida, com o uso de metodologias ativas e a avaliação como aliada da aprendizagem
Elaborar um ou mais planos de aula de Projetos de Vida
Inscrições para ambos os cursos pelo site https://iungo.org.br/formacao/cartografias-iungo/ até o dia 28 de junho.
Sobre o Instituto iungo
O Instituto iungo, idealizado pelo Instituto MRV, foi criado em 2020 com uma visão de educação: uma escola em que os estudantes se desenvolvem integralmente e podem construir seus projetos de vida. Para o iungo, o professor é a base da educação e o principal agente dessa transformação da escola. Por isso, o instituto oferece formação continuada para educadores em diferentes formatos, produz material pedagógico para apoiá-los no dia a dia e realiza pesquisas para ouvir os professores do Brasil. Para trazer um impacto relevante para a educação do país, o Instituto trabalha em parceria com secretarias da educação, universidades e outras organizações do terceiro setor. Em quatro anos de atuação, o iungo firmou parcerias com 14 redes estaduais de ensino e 1 rede municipal e impactou diretamente mais de 300 mil educadores com ações de formação.
Sobre o Instituto MRV
O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1% do lucro líquido da companhia destinado para essas ações, já foi possível proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 1 milhão de pessoas em seis anos.