Importância dos protocolos sanitários para convivência segura nas escolas é tema de capacitação gratuita e online para professores da Bahia. Iniciativa do UNICEF e AVSI Brasil faz parte da segunda fase do projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido Brasileiro
Profissionais da educação da Bahia poderão participar, no dia 04 de maio, de uma capacitação online e gratuita sobre a importância dos protocolos sanitários para convivência segura no ambiente escolar. A ação faz parte da segunda fase do projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido Brasileiro, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizado em parceria pela AVSI Brasil.
Os participantes receberão orientações técnicas sobre higiene das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social, limpeza do ambiente escolar, gestão das águas, dos resíduos e esgotos sanitários nas escolas. A capacitação será realizada entre 14h e 17h, no aplicativo Zoom. As inscrições podem ser feitas por meio do link encurtador.com.br/qyALO. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail unicefsab2021@gmail.com.
Escolas de cidades dos estados da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco já receberam kits de higiene (sabonetes, álcool em gel, máscaras, cartilhas, entre outros itens). Equipes da AVSI têm promovido sessões de diálogo com pais, professores, alunos e de lideranças comunitárias dessas localidades. As capacitações com os professores integram a segunda fase do projeto, que vai contemplar 125 escolas de 10 municípios dos três estados. Em sua maioria, os municípios estão inseridos no semiárido brasileiro e sofrem com a escassez de água.
Os profissionais de educação, ou membros da comunidade escolar que quiserem colaborar com o retorno às aulas e convivência segura nas escolas, podem acessar os materiais pedagógicos disponibilizados na página do Unicef: unicef.org.br/brazil/reabertura-segura-das-escolas. Eles também podem preencher o formulário de avaliação das condições de infraestrutura da sua unidade escolar em pesquisas.buscaativaescolar.org.br para ter um diagnóstico da instituição de ensino e saber se ela está equipada para oferecer um ambiente seguro ou quais medidas devem ser adotadas para alcançar esse objetivo.
O retorno às aulas presenciais e convivência segura no ambiente escolar envolvem um processo de mobilização e conscientização coletiva, em que as escolas devem se preparar, os profissionais de saúde e educação precisam ser treinados e pais, alunos e comunidade precisam receber orientação adequada para que se sintam seguros.
SERVIÇO
Capacitação ONLINE e GRATUITA para retorno às aulas presenciais e convivência segura nas escolas
Data: 04/05 – Quarta-feira
Horário: 14h às 17h
Inscrições pelo link: encurtador.com.br/qyALO
Dúvidas ou informações: unicefsab2021@gmail.com
Foto: UNICEF