Foto: Pixabay
A nova ferramenta, desenvolvida em parceria com o Pecege, reúne mais de 200 cursos e centenas atividades, muitas delas gratuitas
A Universidade de São Paulo (USP), através da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), lançou o USPex (USP Extensão), uma plataforma que centraliza todos os cursos e atividades de extensão da instituição. O objetivo do repositório é facilitar a busca, escolha e inscrição nos cursos. São mais de 200 cursos e centenas de atividades, sendo boa parte deles gratuitos, distribuídos em todas as áreas do conhecimento (ciências humanas, exatas, biológicas e saúde), como gestão, marketing, tecnologia da informação e economia. Os programas são oferecidos tanto presencialmente quanto a distância e contemplam todos os campi da USP: Bauru; Lorena; Piracicaba; Pirassununga; Ribeirão Preto; São Carlos e São Paulo.
O USPex foi desenvolvido em parceria com o Pecege, instituto responsável pelos cursos de MBA da USP, e estruturado para ampliar a divulgação e agilizar as inscrições nos cursos e atividades de extensão. A concepção da plataforma USPex é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.
A plataforma desempenha um papel estratégico dentro do planejamento da PRCEU, ampliando a comunicação e aproximação com a sociedade. A navegação intuitiva facilita a busca por informações, tornando a experiência mais ágil e eficiente. O usuário terá acesso rápido ao conteúdo – descrição do curso ou atividade, período de inscrição e duração, pré-requisitos, valor do investimento (caso o curso seja pago), local, certificação, quantidade de vagas, área de conhecimento e público-alvo – para conhecimento, comparação e tomada de decisão.
Programa ideal para cada necessidade de aprendizado e capacitação
A extensão é uma das três missões fundamentais das universidades, ao lado do ensino e da pesquisa. Sua finalidade é, primordialmente, estabelecer contato com a sociedade, estendendo para além dos muros da universidade toda a sua produção e constituindo-se como um elo entre fundamental com a sociedade.
Essa interação ocorre por meio de um conjunto de ações que não apenas difunde o conhecimento produzido na instituição, mas também vai diretamente ao encontro da sociedade para, em cooperação, trocar experiências e com ela também adquirir conhecimento. No caso específico da plataforma USPex, o intuito é contribuir para a educação continuada e o desenvolvimento profissional e pessoal do cidadão.
Os cursos e atividades de extensão oferecidos fazem parte da história da USP, que hoje conta com cerca de dois mil cursos e mais de duzentos mil alunos inscritos anualmente. Os cursos de extensão são relevantes para a sociedade porque atendem diretamente aos seus anseios e necessidades, o que os cursos de graduação nem sempre podem fazer. Os cursos de extensão, de qualquer modalidade, são leves e dinâmicos, sendo modernos e acompanham o desenvolvimentos social, científico e tecnológico.
Os programas de extensão da USP, pela gama de possibilidades e opções de aprendizado e capacitação, atendem a diversos públicos e necessidades. Os cursos de extensão são divididos em quatro modalidades, sendo os de Especialização, Aperfeiçoamento e Atualização voltados a graduados e os de Difusão para a toda a comunidade.
- Especialização – Possui carga mínima de 360 horas e 40 horas de monografia, visa formar profissionais qualificados para atender à demanda em um campo determinado do conhecimento. Um curso de MBA é um exemplo;
- Aperfeiçoamento – Com carga mínima de 180 horas, visa aprofundar conhecimentos em determinado campo;
- Atualização – Com carga mínima de 30 horas, visa difundir o progresso do conhecimento em determinadas áreas ou disciplinas;
- Difusão – Visa divulgar conhecimentos e técnicas à comunidade.
Já as atividades de extensão são divididas em 3 categorias:
- Prática profissionalizante: Aprimora o exercício da atividade profissional a graduados;
- Programa de atualização: Desenvolve junto ao interessado, conhecimento ou técnica em determinada área ou disciplina;
- Residência: Aberta a graduados, visa o aprofundamento do conhecimento científico e proficiência técnica por meio de treinamento em serviço.