20 de fevereiro de 2025

Search
Close this search box.

Vivo anuncia parceria com a Universidade Federal de Goiás para seguir na vanguarda da Inteligência Artificial

Foto: Freepik

Empresa é a única operadora a se tornar membro-associada do Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies, da UFG, referência nacional em IA e tecnologias imersivas

São Paulo, 17 de fevereiro de 2025 – A Vivo é a mais nova associada do AKCIT (Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies), da Universidade Federal de Goiás (UFG). A instituição é referência nacional no ensino, pesquisa e em projetos em inteligência artificial (IA) e em tecnologias imersivas. Com a parceria, a Vivo pretende se manter na vanguarda em temas como IA e inovação.

A iniciativa trará ganhos para a Vivo em pesquisa e desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores. A empresa poderá participar de projetos de pesquisa e inovação aberta em áreas estratégicas, tais como IA e outras tecnologias disruptivas, fortalecendo sua capacidade de gerar soluções tecnológicas de alto impacto. A Vivo também terá interação com a infraestrutura acadêmica de supercomputadores, equipamentos capazes de processar grandes volumes de dados, possibilitando análises complexas e acelerando o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

“Somos a única operadora associada ao AKCTI/UFG e esta parceria é muito estratégica para que a VIVO possa ter avanços exponenciais no uso da IA. A aproximação com universidades é uma importante alavanca para consolidar a Vivo como líder em inovação aberta, permitindo-nos explorar soluções tecnológicas avançadas, especialmente em um cenário de aceleradas mudanças”, afirma Adriana Lika, diretora de dados e IA da Vivo.

Para o AKCIT, a parceria também é estratégica, conectando a expertise acadêmica com o setor privado. “Essa união com a Vivo nos permitirá ampliar o impacto das nossas pesquisas e contribuir para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que beneficiem tanto o mercado quanto a sociedade. A colaboração com empresas líderes como a Vivo reforça nosso papel como referência em IA e tecnologias imersivas no Brasil”, destaca Arlindo Galvão, professor do Instituto de Informática (INF/UFG) e coordenador-geral do Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (AKCIT).

Outro ganho é acelerar a qualificação dos colaboradores da Vivo, pois a empresa contará com vagas em formações e capacitações em cursos de tecnologias imersivas oferecidos pela UFG. Além disso, terá acesso à consultoria técnica especializada, o que proporcionará aos colaboradores da Vivo aprendizado prático e avançado. “Com essa iniciativa, a Vivo consolida seu compromisso em oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para nossos colaboradores, impulsionando a inovação e competitividade no mercado”, destaca Ana Cecília, Diretoria de Gestão de Talentos e Transformação Cultural da Vivo.

IA na Vivo

A Vivo tem uma longa trajetória na área de inteligência artificial, que começou há quase uma década, quando a empresa deu início a seu projeto de Big Data. Em 2018 lançou a Aura, motor de IA que atualmente é adotada por mais de 4 milhões de usuários únicos por mês, gerando mais de 25 milhões de interações com clientes. Em 2021 a companhia passou a estudar o modelo de IA Generativa, antes mesmo dele ser disponibilizado em uma interface pública, e hoje tem diferentes casos de uso interno dessa tecnologia.

Um deles é o I.Ajuda, uma solução de co-piloto treinada com mais de 6.500 documentos sobre a empresa, produtos, serviços, sistemas e guia de marca. Criada para apoiar os atendentes de call center e de lojas da Vivo, a solução fornece um resumo inteligente do perfil do cliente que está sendo atendido, além de guiar os atendentes nas diversas atividades para resolver a dúvida ou a situação do assinante. Já são 23 mil usuários que interagem mais de 5 milhões de vezes por mês com o I.Ajuda, fazendo perguntas e dando feedbacks para que a IA seja treinada todos os dias. O projeto reduziu o tempo de atendimento dos clientes em 9%, no caso de consumidores finais, e em 4%, de empresas, além de obter melhora de indicadores de rechamada e nota de avaliação do cliente também.

Compartilhe:

MAIS LIDAS