Foto: Freepik
“As clínicas particulares já estão oferecendo a vacina, que não será incorporada, nesse momento, ao calendário do SUS”
A dengue é uma doença que, infelizmente, acomete milhares de brasileiros todos os anos. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o crescente número de casos na América, que no 1º semestre de 2023 contabilizou cerca de 2,9 milhões de registros, sendo que 80% deles são do Brasil, que teve um aumento de 70% de contágio, de acordo com a média registrada nos últimos 5 anos.
A doença que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti pode evoluir para casos gravíssimos, a chamada dengue hemorrágica que pode até levar à morte. Para evitar a proliferação do contágio, medidas são tomadas em todas as regiões do País e mutirões são formados a fim de eliminar possíveis focos de dengue, entretanto, mesmo com a ajuda da população, os casos continuam a subir.
Hoje, a forma mais eficaz de não desenvolver a doença é por meio da vacina. No Brasil, o imunizante QDenga, fabricado pelo laboratório Takeda, já está disponível na rede particular. “Pessoas de 4 a 60 anos podem ser imunizadas, independente de ter pego a doença ou não, esse é o grande diferencial dessa nova vacina. A aplicação consiste em 2 doses com intervalo de 3 meses”, conta Thaís Farias, sócia diretora da AMO Vacinas.
Já para o SUS, existe uma vacina em fase 3 de pesquisa clínica, que será incorporada de acordo com as análises e discussões nos comitês orçamentários, mas ainda não há previsão e nem informações sobre a faixa etária que será designada.
Vale lembrar da importância da vacinação para a erradicação e eliminação de doenças, apenas no ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde mais de 1000 brasileiros morreram após contrair a dengue, algo que não era registrado desde meados dos anos 80. Já os casos, tiveram um aumento de mais de 160%, chegando ao número de 1.450.270 pessoas infectadas.
Tendo em vista esse cenário, a rede AMO Vacinas, especializada em tornar o momento da vacinação o mais confortável e humanizado possível, passou a oferecer em seu portfólio esse imunizante. O valor de cada dose é R$599,00 e a AMO preparou um combo por R$ 1.099, 00 com as duas doses. Como estamos a poucos meses do pico da doença, uma vez que é durante o Verão que ocorre uma explosão de casos, segundo Thaís, esse é o momento ideal para que a população se vacine e esteja com as duas doses entre novembro e dezembro.
“A procura está cada vez maior, mas ainda sentimos muita desinformação por parte da população. A ideia de se vacinar contra a dengue é muito nova, mas estamos batalhando para que cada vez mais brasileiros saibam da existência do imunizante e se protejam, afinal, dengue é uma doença instável, que pode causar sintomas leves, mas também pode causar sintomas fortíssimos e levar à morte. Além disso, as pessoas podem ter dengue 4 vezes, pois são 4 vírus: DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4, por isso, é extremamente importante se vacinar”, finaliza Thaís.