Foto: Freepik
Objetivo é incentivar startups residentes no Cubo Itaú, um dos mais relevantes hubs de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina;
Iniciativa oferta recursos de nuvem, consultoria e oportunidades para o desenvolvimento de soluções voltadas para a tecnologia 5G.
São Paulo – Pensando na importância do mercado empreendedor e na valorização de iniciativas e projetos realizados por startups residentes no Cubo Itaú, um dos mais relevantes hubs de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, a TIM se une à Microsoft para uma oferta diferenciada de serviços, utilizando o programa Microsoft For Startups Founders Hub. A iniciativa permite a empresas selecionadas pela operadora ter um espaço para testar, aprimorar e usar serviços em nuvem, e assim, conseguir acelerar o processo de desenvolvimento, teste e finalmente, entrega ao cliente final.
Esta é a oportunidade de explorar um extenso portfólio de serviços e dispositivos voltados para a tecnologia 5G e Internet das Coisas (IoT), e assim, acelerar aplicações, especialmente para o mercado corporativo (B2B), que darão ainda mais visibilidade à indústria brasileira. O programa customizado pela TIM e pela Microsoft oferece desde créditos do Microsoft Azure até networking, conhecimento e benefícios para ajudar a resolver os desafios das startups. A iniciativa prevê, inicialmente, a entrada de projetos voltados para a tecnologia 5G.
Para Renato Ciuchini, VP de Novos Negócios e Inovação da TIM Brasil, a colaboração com a Microsoft se torna um diferencial para startups que pretendem ampliar sua oferta de soluções 5G ao mercado: “Estamos conciliando Inovação e Negócios em um mesmo ambiente. Temos objetivos bastante claros em nossa atuação no Cubo: aproximar-se das startups, fomentar novos projetos e iniciativas 5G, identificar novos parceiros com potencial de negócios, novas tecnologias e assim, ampliar a presença da TIM em diferentes mercados. Temos parcerias estabelecidas com startups que já atuam na TIM ou em clientes, e nosso foco sempre foi investir em soluções que geram novos negócios para todos”.
O Microsoft for Startups Founders Hub tem como objetivo remover as barreiras para o sucesso das startups e fornecer aos fundadores recursos para apoiar o desenvolvimento da empresa e a construção de uma startup de sucesso. A iniciativa disponibiliza desde créditos do Microsoft Azure até orientação especializada e beneficia startups em todo o mundo. Além das vantagens já citadas, a TIM e Microsoft vão auxiliar as empresas selecionadas no Innovation Day a colocarem suas soluções no market place da Microsoft. As startups também contarão com um pacote completo de soluções em nuvem, avaliação do ambiente e ferramentas para mapeamento de infraestrutura, além de mentoria com um time dedicado a startups e executivos da Microsoft Brasil.
“Queremos apoiar a evolução do segmento de telecomunicações no país e alavancar o potencial do 5G para criar inovações, ainda mais nesta nova era da Inteligência Artificial. Temos muitas empresas com ideias promissoras e nosso objetivo é auxiliar esses negócios a se desenvolverem com o apoio da tecnologia. As selecionadas terão acesso a recursos gratuitos em ferramentas da Microsoft para desenvolverem suas soluções, além de mentorias especializadas”, comenta Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.
Presente no Cubo Itaú desde 2019, a TIM se destaca como uma das empresas que mais gerou negócios para as startups residentes em 2022. No ano passado, inaugurou seu espaço dedicado ao 5G, abrindo oportunidades para empreendedorismo, novos negócios e desenvolvimento de soluções voltados para a tecnologia, além de Cloud e Edge Computing. Em novembro, a TIM fez seu primeiro chamamento 5G no Cubo, selecionando 8 propostas de startups voltadas para o agronegócio, e que têm a possibilidade de realizar testes de suas soluções em um dos clientes B2B da TIM no setor, além de contar com suporte da área de tecnologia da operadora para melhor utilização da rede 5G.
Este ano, a TIM está realizando também o Innovation Day, eventos voltados para startups no Cubo Itaú, em que áreas de negócios diferentes da operadora são beneficiadas, buscando soluções e parceiros que atendam a demandas relacionadas a Inteligência Artificial, APIs e 5G, entre outros, e assim, incrementar a geração de negócios com as empresas residentes. Somente entre 2022 e 2023, foram contratadas mais de 30 startups associadas ao hub na TIM, atendendo necessidades de diferentes diretorias da companhia como Legal, RH, Sales, Cybersegurança, Compras, Logística, Rede e TI, entre outras. O processo de seleção das startups conta com pitches ou apresentações, feitas pelas startups, e avaliação da capacidade de solucionar desafios dos clientes TIM, inclusive para parcerias B2B. A TIM também promove encontros com empresas de grande porte no Cubo, as chamadas Jornadas de Inovação, mostrando os resultados conquistados a partir da adoção de soluções oriundas de startups.
Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, destaca a evolução do mercado e a forma como a parceria entre as empresas pode atender à demanda de soluções para IoT e 5G: “Temos percebido um movimento grande de migração para a nuvem, iniciamos esse movimento pioneiro há alguns anos, e vemos um potencial gigante de oportunidades para empresas de diferentes portes. Nossa parceria une a capacidade da Microsoft em oferecer soluções e tecnologia, inclusive para IoT, e do lado da TIM, a melhor cobertura móvel do país, inclusive para 5G. O Brasil pode dar um salto de competitividade utilizando a tecnologia 5G, disponibilizando aplicações que podem ganhar o mundo”.
Demais iniciativas relacionadas a Inovação Aberta
Além dos projetos realizados no Hub 5G TIM, a operadora possui há seis anos um processo de inovação aberta intitulado Open Innovation, envolvendo Hubs de Inovação como CUBO, AgTech Garage e Distrito, startups em fase de aceleração, centros de pesquisa e desenvolvimento como Instituto VIRTUS (Campina Grande – PB), universidades como PUC-RJ, USP e INATEL (Santa Rita do Sapucaí – MG), indústrias de diversas verticais e governos.
Além disso, a empresa conta com o TIM Lab Innovation Center, um espaço multidisciplinar dedicado ao desenvolvimento de inovação aberta para o mercado brasileiro de telecomunicações. Em uma área de aproximadamente 850 m², o novo TIM Lab está sediado em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e conta com um ambiente de teste renovado com diferentes características técnicas, aberto também a parceiros e fornecedores que pretendem validar novos softwares, funcionalidades, soluções, tecnologias, serviços e dispositivos.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo “Pró-ética” da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.