Foto: Freepik
Decifrando a Indústria 4.0: Desafios e Tecnologias Habilitadoras
Provavelmente você já ouviu falar do termo indústria 4.0, que representa uma indústria que se utiliza do avanço tecnológico, da inovação, automação e dos dados para impulsionar a produtividade e a eficiência operacional. Segundo artigo da McKinsey & Company, a tecnologia representa metade dessa Indústria, enquanto a outra metade depende inteiramente da capacitação profissional de pessoas para atuarem com ela.
A Alura Para Empresas, unidade de negócios corporativa do ecossistema Alura, realizou um mapeamento olhando exclusivamente para esse mercado a fim de mapear os principais desafios do setor, bem como as principais tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0.
desafios
Inatividade de equipamentos: prejudicando a produção e aumentando os custos, equipamentos inadequados causam perdas de receita e atrasos, custando aos fabricantes US$ 50 bilhões anualmente.
Custos crescentes: a inatividade de equipamentos resulta em custos crescentes devido aos investimentos em tecnologias avançadas e energia, que podem representar até 30% das despesas operacionais.
Interrupções na cadeia de suprimentos: A complexidade e interconexão das cadeias aumentam a vulnerabilidade a interrupções, custando às empresas industriais cerca de US$9,7 milhões por incidente.
Segurança: com milhões de mortes e lesões relacionadas ao trabalho em 2020, empresas devem priorizar programas abrangentes de segurança e treinamento para os trabalhadores.
Escassez de talentos: o gap de profissionais de tecnologia, engenharia e matemática – com previsão de até 2,4 milhões de trabalhadores em falta até 2028 – torna programas de treinamento e requalificação cruciais para desenvolver habilidades entre os funcionários.
Conformidade regulatória: a adoção de tecnologias na indústria gera novas regulamentações, tornando a conformidade complexa e cara.
Tecnologias habilitadoras
Robótica
Robôs industriais são capazes de realizar tarefas repetitivas e perigosas, como soldagem, pintura, montagem e desmontagem, em um ambiente controlado e seguro. Além disso, envolve a “colaboração homem-máquina”, onde robôs realizam tarefas que exigem força e precisão, e humanos executam atividades que requerem tomada de decisão e criatividade.
Realidade Aumentada
Pode ser utilizada em duas funções importantes, Treinamento de funcionários, onde colaboradores interagem com equipamentos virtuais antes de usá-los na prática, o que reduz tempo de treinamento, além de garantir impacto significativo na segurança do trabalho. Tomada de decisão: sendo utilizada para mostrar informações sobre um produto em produção (especificação, etapa do processo de produção e tempo restante para conclusão).
Simulações
Simulações são modelos virtuais usados em processos industriais para análise e teste de variáveis, sem a necessidade de investir em equipamentos físicos. Podem identificar problemas rapidamente, testar cenários e fornecer análises preditivas, utilizando softwares específicos com modelos ajustáveis para análises detalhadas.
Integração de Sistemas
Permite a conexão de diversos equipamentos e sistemas em uma rede integrada, o que facilita a comunicação e o compartilhamento de dados entre eles. Com a tecnologia é possível automatizar processos, desde o controle de estoque até a produção de peças.
Internet das Coisas
Permite a conexão entre dispositivos e equipamentos, garantindo que dados sejam coletados e analisados em tempo real. Isso permite a identificação de problemas com mais rapidez e a tomada de decisões mais assertivas.
Segurança da informação
A integração de sistemas e a utilização de tecnologias como IoT, Big Data e Cloud Computing, por exemplo, aumentam os riscos de ataques cibernéticos e vazamento de dados. Para aproveitar seus benefícios e garantir a segurança da informação é preciso adotar medidas de proteção desde o início, isso inclui o uso de criptografia, autenticação de usuários e sistemas, controle de acesso e monitoramento dos sistemas e equipamentos.
“Com a implementação da tecnologia, as empresas conseguem monitorar a produção em tempo real, identificando possíveis falhas e corrigindo-as rapidamente, além de aumentar a automação em diversos processos. Além disso, a utilização de sistemas de IA e machine learning também auxiliam na previsão de demanda e na tomada de decisões estratégicas, gerando assim um ganho de competitividade para as empresas”, explica Adriano Almeida, COO da Alura e líder da unidade de negócios Alura Para Empresas.