Fotos: Adriana Barbosa
Os indicadores, referentes à mostra 2022, são monitorados durante todas as fases do evento – montagem, exibição e desmontagem
Mais de 270 toneladas de materiais de construção doados. Aproximadamente R$150.000,00 direcionados ao incentivo de parceiros sociais. 100% de valorização de resíduos. Os números, apresentados no relatório de sustentabilidade CASACOR 2022, impressionam e reiteram o compromisso assumido pela mostra: ser referência em sustentabilidade para grandes eventos, promovendo a economia circular.
Todos os anos a CASACOR publica, neste documento oficial, suas conquistas e contribuições diretas para minimização do impacto de suas ações. O espaço, além de oportuno para apresentar soluções e conceitos que aliam design e sustentabilidade, refletem em processos mais eficientes de construção, uso e desconstrução nos aspectos econômicos, sociais e ambientais para o futuro.
Em sua edição comemorativa de 35 anos, a CASACOR São Paulo manteve seu Programa de Sustentabilidade, com meta de manter pelo menos 99% da valorização de resíduos. Cumpriu seu compromisso de alcançar 100% de compensação para suas emissões de carbono, incluindo a edição Carbono Neutro do Anuário CASACOR.
A ampliação das atividades de responsabilidade social também esteve entre as estratégias, com o Projeto Casa da Daniela, em parceria com a ONG Fazendinhando, da arquiteta Ester Carro. Os resíduos nobres de CASACOR foram usados na reforma de uma casa no Jardim Colombo/Paraisópolis, com execução de serviços feitos pelas Fazendeiras, mulheres do bairro que receberam treinamento em construção civil, inclusive durante a obra da CASACOR São Paulo, com capacitação em pintura, em parceria com Tintas Coral. A reforma, que faz parte do projeto FazendoLar e baseou-se na qualidade estética e na funcionalidade, proporcionando dignidade e possibilitando diferentes usos dos ambientes à família.
A parceria com o Fazendinhando e CASACOR São Paulo incluiu, além da entrega de material de construção após a finalização do evento, a doação da quantia de R$1,00 a cada ingresso vendido. O evento entregou uma grande doação em dinheiro também, ao Instituto Jô Clemente, que teve 100% do valor das vendas de ingressos da Avant Première revertida para a organização.
Outra parceria de destaque em 2022 foi com o Instituto Estou Refugiado, por meio do qual a CASACOR realizou a contratação de 14 recepcionistas para trabalharem no circuito na mostra.
Além disso, houve a pintura de um mural, parte do projeto Cores do Mundo, que vem ganhando espaço no mundo das artes. Lavi Kassongo, artista plástico congolês, que fugiu do seu país em função da guerra, apresentou um painel de 22 metros, que estampou o projeto do bar Caracol de Pedro Luis de Marqui e deu vida também ao espaço criado pela dupla do Plantar Ideias. Lavi, trabalhou em parceria com uma fotógrafa e artista plástica afegã, Masouma Yavari para elaborar o mural “Alma Colorida da Cidade”, e contou com apoio das tintas Coral. A marca também é parceira da CASACOR com o Programa Mulheres na Cor, que capacita mão de obra feminina do Instituto Fazendinhando para atuar como pintoras decorativas profissionais.
Em 2022, a CASACOR São Paulo obteve ainda, pelo terceiro ano consecutivo a Certificação Lixo Zero, anão em que desviou 99,7% de seus resíduos de aterros. Concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil e da ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo. A Certificação Lixo Zero é emitida apenas para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. Somente a Certificação Lixo Zero atesta que a empresa ou evento é de fato Lixo Zero. A certificação tem validade de um ano e para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria.
A auditoria tem uma série de pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento. Seu principal objetivo é atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero, que garante que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.
Programa de Sustentabilidade CASACOR
Implementado em São Paulo desde 2016, o programa começou com diversas etapas, que incluíram conscientização de equipes de trabalho e arquitetos do elenco, adoção de medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular, além de realizar doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs, dentre outras ações para alcançar a marca inédita de 99,7% de valorização de resíduos, número que o evento segue mantendo e tendo como régua para seu trabalho de gestão permanente de sustentabilidade.
Sobre o Relatório de Sustentabilidade CASACOR
O relatório se baseia na metodologia GRI – Global Reporting Initiative, que desenvolve diretrizes e indicadores para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. Além disso, também se baseou nas diretrizes da ISO 14.001, ISO 20.121 e princípios de sustentabilidade da CASACOR.
Colaboração de Conteúdo: Ciclo e Carbon Free Brasil
Clique aqui para ver o relatório completo: https://bitly.ws/UNCX
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
Mais Informações:
Facebook: www.facebook.com/casacoroficial
Instagram: @casacor_oficial/@casacor_sustentavel