24 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Projeto Paradiso escolhe Salvador para sediar encontro com 140 profissionais do audiovisual nacional 

Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso / Crédito: Alan Alves

Evento vai reunir talentos do cinema de todas as regiões do Brasil entre 11 e 13 de abril, além de ter como atração especial Ladj Ly, premiado cineasta francês, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2020 

A cidade de Salvador, na Bahia, é a sede de um grande encontro de profissionais do  audiovisual brasileiro até dia 13 de abril: 140 profissionais do setor – diretores, roteiristas, produtores e distribuidores -, de todas as regiões do Brasil, se reúnem no II Encontro Nacional da Rede Paradiso de Talentos do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich de apoio ao audiovisual nacional, como parte das comemorações de cinco anos da organização.

A programação terá, como atração especial, Ladj Ly, premiado cineasta francês, que vai participar de uma dinâmica com os participantes para trocar experiências e trazer debates e reflexões sobre a criação cinematográfica. Além disso, haverá rodadas de conversas para que os talentos brasileiros possam compartilhar sobre oportunidades e desafios e trocar sobre temas prioritários para o setor, como coprodução, editais, desenvolvimento, entre outros.

“O objetivo deste evento é reunir e celebrar os profissionais que integram a Rede Paradiso de Talentos, e para nós é muito especial promover essas trocas de experiências em Salvador, uma cidade conhecida por sua vivacidade e diversidade cultural. Esse é um momento para gerarmos conexões e criar um senso coletivo a partir dos incentivos que o Projeto Paradiso oferece, há cinco anos, para esse grupo incrível que faz e leva o cinema brasileiro para o mundo”, comemora Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

Para Milena Anjos, coordenadora de Audiovisual do Salcine da Prefeitura de Salvador, é de extrema importância a vinda do Encontro de Talentos da Rede Paradiso para a cidade, pois denota a potência que a cidade tem para receber eventos que costumam acontecer no eixo Sul-Sudeste. “Desde a criação da Salcine, em maio de 2023, este é o segundo evento de audiovisual que nunca havia sido realizado na região do Nordeste que conseguimos atrair para a capital soteropolitana. O nosso programa tem potencializado as iniciativas locais, mas entendemos que a atração destes eventos amplia as trocas entre os mercados e os profissionais da área e aquece a economia local”. 

O evento é realizado com apoio institucional da Salcine, do Doca 1, do Teatro Castro Alves, do DiaLAB e da Embaixada da França no Brasil.

Cinco anos do Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso chega ao quinto ano de trajetória com resultados que celebram e fomentam o audiovisual nacional: são 193 talentos apoiados de todas as regiões do país, e a previsão, para 2024, de mais de R$ 650 mil em investimentos, apenas no programa Brasil no Mundo, voltado a  apoiar a participação de longas e séries brasileiros em festivais e mercados por todo o mundo. Focado na internacionalização, o Projeto Paradiso atua por meio de parcerias com 67 instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. O projeto ofereceu no ano passado 27 Bolsas Paradiso em áreas como roteiro, desenvolvimento, produção e distribuição. 

Frente estratégica do projeto, o programa Brasil no Mundo, em 2023, apoiou 39 novos filmes, séries e projetos, que tiveram a oportunidade de participar de 15 festivais e oito mercados internacionais. Sem falar no investimento em três prêmios, num total de R$ 150 mil, a longas-metragens selecionados para Works In Progress (WIPs), por meio do Prêmio WIP Paradiso, em eventos renomados como o Cine en Construcción – Cinélatino, WIP do Festival Rencontres de Toulouse (França), Guadalajara Construye, do Festival de Guadalajara (México), e Ventana Sur (Argentina). Outro marco histórico é o Paradiso Multiplica – programa em que os talentos atuam em ações de formação, com 1.100 pessoas beneficiadas em mais de mil horas de atividades oferecidas. O ano de 2023 também foi marcado pelo lançamento da Aceleradora Paradiso, programa destinado a profissionais negros, primeira ação do Projeto Paradiso com este recorte.

Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS