Foto: Freepik
Modelo inédito no Brasil, plataforma da Gedanken calcula o desempenho ESG da cadeia de fornecimento, que hoje concentra 90% das emissões de carbono
Líder em tecnologia para a gestão de risco de fornecedores, a Gedanken anuncia uma plataforma inédita para auxiliar empresas a medir o desempenho ESG. O objetivo da startup é atacar este que é um dos principais desafios de sustentabilidade no mercado, já que mais de 90% das emissões de carbono de grandes empresas se originam nas cadeias de fornecimento, de acordo com o relatório Carbon Disclosure Project (CDP).
As emissões, classificadas como escopo 3, incluem operações comerciais de fontes que não são de propriedade ou controladas diretamente pela organização, como a cadeia de suprimentos, transporte, uso ou descarte de produtos. Por isso, a Gedanken criou uma plataforma unificado que avalia,mensura e ajuda toda a cadeia de fornecimento a ter processos mais sustentáveis
Com mais de 200 clientes, incluindo nomes como Ambev, MRV e Gerdau, a Gedanken desenvolveu a plataforma a partir de um profundo entendimento das necessidades de grandes empresas, com consulta ativa e colaboração de consultorias, da Academia e de dessas mesmas grandes empresas. O resultado é uma plataforma unificada que avalia a sustentabilidade dos fornecedores por meio de mais de 80 indicadores específicos, agrupados em quatro pilares: cuidados com meio ambiente, governança, responsabilidade social e impacto de compras sustentáveis. Cada pilar é baseado em metodologias de referência, constantemente aprimoradas por meio de Conselhos com a participação de companhias, instituições acadêmicas e parceiros.
“O mercado ainda está em desenvolvimento quando se trata de sustentabilidade na cadeia de fornecimento o tema ainda é barro, não é um vaso, muito menos um vaso pintado”, afirma Lucas Madureira, Co CEO da Gedanken. “Por isso, criamos em conjunto uma metodologia inicial que irá evoluir anualmente de forma contínua com a ajuda de nossos clientes e todos os envolvidos”, diz o executivo
Ao contrário do que o mercado atualmente possui, que se limita à certificação, a plataforma oferece um modelo inédito no Brasil, com foco na gestão contínua da sustentabilidade dos fornecedores, capacitando-os a impulsionar seu próprio crescimento sustentável. “Ao serem avaliados em termos de sustentabilidade, os fornecedores entram automaticamente para a Comunidade de Fornecimento Sustentável da Gedanken, aumentando a visibilidade e oportunidades de negócio com grandes clientes. Por outro lado, os clientes têm acesso a uma variedade de fornecedores que já têm seu perfil na comunidade, o que torna todo o ecossistema mais seguro e competitivo”, comenta o executivo.
Com a plataforma da Gedanken, as empresas podem:
- Gerenciar riscos de forma proativa: identificar e mitigar ameaças relacionadas à sustentabilidade, advindas da cadeia de fornecimento garantindo maior segurança e conformidade com as leis e regulamentações.
- Construir relatórios de sustentabilidade mais robustos: aumentar a confiabilidade dos relatórios de sustentabilidade, com dados concretos e uma vasta opção de indicadores relacionados ao impacto da cadeia de fornecimento.
- Contratar fornecedores de forma mais responsável: avaliar o desempenho ambiental e social dos fornecedores, incentivando a escolha de empresas que se dedicam à sustentabilidade e à responsabilidade social.
- Possibilitar crescimento sustentável dos fornecedores: a plataforma da Gedanken oferece ferramentas e recursos para ajudar os fornecedores a se tornarem mais sustentáveis, impulsionando o próprio crescimento e contribuindo para a construção de um mercado mais responsável.
- Ser parte de uma comunidade ativa de negócios: a plataforma conecta compradores a fornecedores na Comunidade de Fornecimento Gedanken, proporcionando visibilidade para contratação por grandes clientes. Essa comunidade promove um ambiente de colaboração e networking entre empresas comprometidas com a sustentabilidade incentivando parcerias estratégicas e abrindo oportunidades de novos negócios
Outras funcionalidades da plataforma
Além de oferecer ferramentas para a mensuração da sustentabilidade, a Gedanken também auxilia empresas no processo de onboarding de fornecedores, gestão de riscos, performance e due diligence. A empresa, que prevê dobrar seu faturamento em 2024, contribui significativamente para reduzir em até 90% o tempo de homologação de novos parceiros comerciais. Essas conquistas refletem no rápido crescimento e em impacto no mercado, impulsionado pela rodada de captação de investimento realizada em 2021, liderada pela Caravela e Abseed.
Sobre a Gedanken
A Gedanken é uma empresa de tecnologia líder na gestão de risco de fornecedores, oferecendo soluções abrangentes de Homologação, Monitoramento do Risco e Avaliação de Fornecedores, Due Diligence Integrada (DDI), BackGround Check, Avaliação de Crédito e Gestão da Sustentabilidade na Cadeia de Fornecimento – riscos ESG. O compromisso da empresa é revolucionar a maneira como grandes players do mercado avaliam o risco de seus fornecedores e a sustentabilidade em suas cadeias de fornecimento, promovendo práticas mais responsáveis e transparentes que torna mais simples, direto e confiável o relacionamento entre empresas que querem comprar com empresas que querem vender.
Por meio da sua plataforma G-Certifica, a Gedanken consulta, valida e analisa de forma automática e inteligente, dados de empresas de todos tamanhos e criticidade, trazendo visibilidade e eficácia para o gerenciamento da cadeia de fornecimento. Com sua solução integrada, capacita as empresas a qualificar seus parceiros comerciais de forma ágil e segura, reduzindo em até 90% o tempo de entrada de novos fornecedores nas empresas, alinhada com os mais rígidos critérios de Compliance, mitigando os riscos sociais de trabalho escravo, infantil, integridade, ocupacional, ambiental, financeiros e de reputação.