28 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Instituto Sempre Movimento leva balé a adultos e idosos da periferia

Sem carga e com leveza de movimentos, modalidade online auxilia na expansão da consciência corporal, fortalecimento de músculos e ativação da memória

São Paulo, fevereiro de 2023 – A ONG Instituto Sempre Movimento (ISM), por meio do Programa Envelhecer Saudável, proporciona a idosos de periferia de diversos estados do Brasil a experiência de participar de aulas de balé. Com instruções on-line direcionada a pessoas com mais de 50 anos, aulas contribuem com a expansão da consciência corporal, fortalecimento de músculos, além da ativação da memória e de lembranças.

Segundo a coordenadora do programa, Renata Andrade, além dos benefícios físicos e mentais da atividade, existem os emocionais. “É algo que faz parte do imaginário desses idosos e quando facilitamos o acesso deles, também resgatamos as memórias da época da juventude, quando nutriam o desejo de aprender a dançar balé e por algum motivo não tiveram oportunidade”. 

As aulas online contam com a orientação e acompanhamento da educadora física e terapeuta corporal Andrea Duarte. Sem carga e com leveza nos movimentos, o balé pode ser feito na casa de cada um. Segundo Duarte, os idosos têm muita história para contar e nem sempre eles querem fazer exercícios mais intensos. “A dança é uma linguagem universal, atrai e traz o exercício de forma lúdica. Por isso, tento trazer uma leveza para a aula e referências emocionais, como se imaginar calçando uma sapatilha, vestindo a roupa de bailarino, entrando no palco para se apresentar”.

Para garantir que os exercícios sejam realizados com segurança e da maneira correta, além da orientação da professora, o programa conta com voluntários e estagiários que acompanham as aulas pela tela do computador para auxiliar na correção dos movimentos.

Ao todo, o programa tem 65 alunos residentes de estados como Bahia, Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. É o caso de Judite Lelia, de 67 anos, que está no grupo desde novembro de 2020. “Me emocionei muito quando soubemos que teria uma professora para nos ensinar balé. Na primeira aula cheguei a chorar, porque eu nunca tive oportunidade de participar de uma aula assim e passou um filme na minha mente. Lembrei de quando minha filha fez aulas de balé e se apresentou pela primeira vez”, conta.

Mobilidade e resistência

A prática do balé sênior vai além das lembranças e da felicidade de ter acesso às aulas. A atividade ajuda adultos e idosos a manterem o corpo em movimento para tornar as tarefas do dia a dia mais fáceis e leves. Além disso, percebe-se o aumento da resistência, ritmo, memória, postura, alongamento e flexibilidade, fortalecendo os músculos deixando-os menos suscetíveis à lesões e acidentes, além de promover integração social, mesmo que de forma online.

Lucila Malaquias, 52 anos, se diz encantada com o balé que considera uma atividade intensa e que a ajudou muito melhoria da saúde e mobilidade. “Há dois anos, quando comecei a participar do programa, sentia muitas dores e estava com os movimentos dos braços muito limitados. Depois das aulas me ajudaram a ter mais resistência”, conta a dona de casa que tinha diabetes e utilizava insulina. “A atividade física mudou tanto minha saúde que na última consulta ao médico, fui liberada da insulina porque meus exames apresentaram níveis mais baixos de glicose no sangue”, comemora.

Programa Envelhecer Sustentável

Lançado em setembro de 2020, no auge da pandemia, com as primeiras atividades online, o Programa Envelhecer Sustentável tem como principal objetivo promover a saúde de idosos de comunidades em diversos pontos do país.

Segundo a diretora do ISM, Amanda Costa, atualmente o projeto conta professores – profissionais que atendem algumas das principais redes de academias do país, oferecendo sessões on-line de atividades como: yoga, yoga meditativo, pilates, funcional, aeróbica, ballet sênior, entre outras. “Nossa meta é levar atividade física de forma regular e gratuita, com professores que prestam o melhor serviço, para pessoas que não tenham acesso”, diz Amanda.

As aulas acontecem online, às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h, com o professor orientando toda a turma remotamente. O programa é voltado para pessoas de baixa renda de todas as idades que não têm recursos para pagar academia ou atividades físicas regulares. Para se inscrever, é necessário mandar uma mensagem por Whatsapp para o número (11) 9 4313-6516.

Sobre o Instituto Sempre Movimento (ISM)

Criado em 2020 pela empreendedora social e profissional de educação física carioca Amanda Costa, o Instituto Sempre Movimento (ISM) é uma ONG (Organização Não Governamental) que tem como objetivo democratizar e promover atividades físicas gratuitas com oferta de saúde de qualidade para os mais vulneráveis socialmente. O ISM proporciona acesso à educação, arte e lazer, por meio do esporte, com projetos para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entre os principais valores está a promoção da autoestima humana. Projetos como Envelhecer Sustentável, Craques da Rocinha, Beleza que Transforma, Saúde em Movimento, Semeando Saúde, Janelas Abertas contabilizam mais de 18.380 pessoas atendidas pelo Instituto.

Compartilhe:

MAIS LIDAS