São Paulo, fevereiro de 2023 – Com objetivo de comemorar o dia Internacional da Doação de Livros (14), a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) distribuirá uma coletânea de histórias infantojuvenis para 50 bibliotecas de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo e para a comunidade do Sabará Hospital Infantil, incluindo pacientes internados, familiares, médicos e cuidadores.
Intitulada Romanceiros do Itanhy, a coleção é resultado de uma Tecnologia Social construída pelo IPTI (Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação), com apoio do programa Criança Esperança. Os livros, que têm a segunda edição financiada pela FJLES, apresentam histórias que estimulam a expressão literária e artística de crianças e adolescentes, a partir elementos e símbolos vivenciados na região de Santa Luzia do Itanhy (SE), uma das cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH).
Para José Luiz Egydio Setúbal, presidente da fundação que leva seu nome, a iniciativa visa incentivar a leitura e aumentar a qualidade da relação dos pais com os filhos estimulando que façam leituras com as crianças. “A importância de ler não está só no estímulo direto que a criança recebe. O momento da leitura também cria vínculos com quem conta a história. É o que torna a interação entre livro, criança e adulto algo mágico e saudável”, comenta.
O processo pedagógico para a produção dos livros envolveu uma curadoria para que os livros tratassem de temas relacionados à construção da identidade individual, às relações com família, escola e comunidade, propiciando percepção e autoimagem. Aspectos emocionais também estão contemplados e reforçados pelos desenhos elaborados por jovens da Tecnologia Social Arte Naturalista, também do IPTI, incluídos como ilustrações nas páginas internas, capa e contracapa.
“A proposta contou com uma metodologia de ensino aprendizagem completa: as crianças locais, ajudadas por professoras de redação e literatura, realizaram encontros semanais nos quais acessaram diferentes linguagens dentro da literatura, da música e do audiovisual. A partir daí, foram encorajados a criarem os personagens de suas próprias histórias”, explica Saulo Barreto do IPTI.
SOBRE A FUNDAÇÃO
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal é hoje um dos principais agentes de fomento à saúde na infância e adolescência no país atuando em ações de advocacy e geração de conhecimento por meio de parcerias e do seu núcleo de pesquisa de filantropia, e dissemina informação em várias plataformas como o canal do Youtube Saúde da Infância. E com suas organizações o Hospital Infantil Sabará (SP) realizando assistência direta às crianças e o Instituto Pensi promovendo pesquisa e ensino.