Foto: Divulgação Woman Trip
Desde de 2018 mais de 2200 mulheres já viveram essa experiência com a Woman Trip
Independência, liberdade, força, autonomia, coragem, empoderamento, descoberta… Esses são os principais termos usados por mulheres para definir o que trouxeram na bagagem ao retornar de uma viagem na companhia de outras, pensado especialmente para elas.
Pode até parecer trivial, mulheres viajando sem a necessidade de estarem acompanhadas por amigos ou familiares, mas não é. Esse ainda é um grande desafio a ser transposto e uma barreira que começa a ser superada. É o que revela o depoimento de centenas de viajantes da Woman Trip, a primeira agência de viagens exclusiva para mulheres do Brasil.
“A mulher viajante ainda não é uma pauta para o setor do turismo. O tema não está nos eventos do setor, nas políticas públicas e também nas pesquisas acadêmicas”. É o que revela a turismóloga Caroline Souza. Ela entrevistou dezenas de mulheres de diferentes idades para o estudo Mulheres viajantes: a sororidade no turismo impulsionada pelas redes sociais, ela aponta como a troca de experiência e relatos que acontecem nas comunidades e grupos nas redes sociais tem encorajado cada vez mais mulheres de todas as idades a viajarem sozinhas. “O olhar feminino é único e se reconhecer nas vivências de outras mulheres gera uma conexão imediata”, conta Caroline.
Uma comunidade que reúne mulheres viajantes foi exatamente a origem da Woman Trip. Que teve início a partir das experiências de viagens das irmãs Dandara Degon e Larissa Degon, em 2014. Hoje, a empresa já viabilizou a experiência de viajar para mais de 2000 mulheres. “Percebemos que com a pandemia, as pessoas passaram a valorizar ainda mais a experiência que uma viagem pode proporcionar. E essa demanda se conecta ao que a Woman Trip já pratica ao oferecer roteiros personalizados, que buscam promover a integração entre as viajantes e o local visitado”, comentam as empresárias.
Ressignificando o “ser mulher” vivenciando experiências em grupo
Para Laís Dornelas, do Rio de Janeiro, a primeira viagem em um grupo exclusivo de mulheres foi um divisor de águas. “Eu vinha de um processo de divórcio e depressão em que tinha engordado 14 quilos na pandemia. Viajei para o Jalapão em agosto de 2022, dividi o quarto com mulheres que eu não conhecia, com idades diferentes, corpos diversos e naquela vivência imersiva, todas ficaram lindas nas fotos. Voltei transformada”, conta Laís.
Para as viajantes de primeira viagem Amanda Mattaraia, de São Paulo, aconselha: não fique em quarto individual, se permita, abrir para o novo, conviver e criar vínculos. Ela fez a primeira vez viagem em um grupo de mulheres para o Peru, em 2018, fez amizades que duram até hoje. “Para mim é libertador, pois permite se conhecer e descobrir a força da mulher e que nós podemos”, conclui.
A gaúcha Elaine Pinz de 61 anos é viajante experiente que conhece quase todos os países europeus e diversos destinos nacionais, sempre em roteiros com agências tradicionais. Ela conta que nas viagens com a Woman Trip para o Chile e Peru e experimentou pela primeira vez dividir o quarto com desconhecidas. “Estava ansiosa de ficar com mulheres muito mais jovem, mas foi uma ótima surpresa. Uma troca valiosa para todas”, comenta.
Sobre a Woman Trip A empresa foi criada a partir das experiências de viagens das suas fundadoras, as irmãs Dandara Degon e Larissa Degon. Em 2014, elas identificaram a necessidade de uma plataforma virtual confiável onde mulheres viajantes pudessem se conectar e compartilhar suas experiências de viagens. Surgiu assim a comunidade Woman Trip que reuniu centenas de mulheres viajantes. Em 2018, para atender as demandas dessa comunidade, teve início a organização de viagens em grupos exclusivos para mulheres com destinos nacionais e internacionais. As atividades foram muito afetadas durante a pandemia, assim como todo o setor de viagens e turismo. A operação foi reestruturada nesse período, em que as empresarias decidiram estender a atuação também para a hospedagem. Em 2021 a Woman Trip inaugurou dois hostels no conceito de “boutique” exclusivos para mulheres, em Palmas/TO e Arraial d’Ajuda/BA.