28 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Salvador tem duas edições do Dia do Grafite sobre Diversidade e Inclusão

Foto: Divulgação / Flamingo Comunicação – Projeto Comunidades Criativas

As duas edições do Dia do Grafite em Salvador aconteceram nos dias 29 e 30, respectivamente, na sede da Associação do Clube de Mães Criança Esperança de Santo Inácio (ACMCESI) e no Programa Avançar. As duas intervenções artísticas reuniram 31 jovens atendidos pelas instituições beneficiadas e participantes do Comunidades Criativas. A garotada contou com a monitoria de Isabela Pita, grafiteira profissional da cidade, e juntos presentearam as entidades sociais com uma arte única em seus muros. Por meio da arte do grafite, puderam expressar seu entendimento sobre Diversidade e Inclusão, tema central do Comunidades Criativas que percorre 22 instituições sociais em 21 cidades brasileiras. Em Salvador, o projeto tem o apoio do Instituto CCR, na região da CCR Metrô Bahia.

Os desenhos vencedores, de autoria das jovens meninas Evellyn Samilla Cerqueira Cardoso, da ACMCESI e Naiade Fonseca de Jesus, da Instituição Programa Avançar, foram a inspiração para os grafites coletivos. “As ilustrações traduzem cores, diversidade de etnias, resgate de ancestralidades e contrapontos entre a vida urbana e o campo”, comenta Allan de Amorim, responsável pela produção do Comunidades Criativas. “Ficamos muito felizes com o resultado final, pois tanto os desenhos de inspiração quanto a ação do Dia do Grafite demonstram que os jovens envolvidos se engajaram na proposta educativa do projeto que é promover uma reflexão cidadã sobre diversidade e inclusão, utilizando o grafite como forma de expressão e identidade cultural”, complementa Allan.

Confira aqui e aqui imagens do grafite dos jovens do Comunidades Criativas, em Salvador (BA)

Sobre o projeto Comunidades Criativas

O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Salvador, o apoio local é da CCR Metrô Bahia.

A iniciativa é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.

As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP).

O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online. Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais. Dia do Grafite: a ilustração mais votada será reproduzida em muro da instituição pelos próprios participantes com a monitoria de um grafiteiro profissional de cada cidade. Livro: produção gráfica e editorial que reúne as 22 ilustrações grafitadas nos muros das 21 cidades participantes. Exemplares do livro Comunidades Criativas são distribuídos gratuitamente para as instituições participantes. Acompanhe e saiba mais em www.com-criativas.com.br

Compartilhe:

MAIS LIDAS