Foto: Divulgação / Coletivo Surdarte
Com objetivo de levar a arte da dança e do teatro às pessoas surdas, a Casa do Carnaval e o Coletivo Surdarte realizam no dia 20 de maio a oficina gratuita Vibra Dança. O encontro será mediado pelo ator e performer Alex Gurunga, das 11h às 12h30, na sede da Casa do Carnaval, no Pelourinho.
A oficina, voltada à comunidade surda, parcela desprestigiada em diversos contextos sociais, sobretudo o artístico, possibilita a interação com as ondas sonoras (vibrações) originadas da musicalidade e instrumentos das religiões de matriz africana. A teatralidade também proporciona, por meio da simbologia, contato com o mito dos Orixás, que se revela na dança.
O projeto tem objetivo de gerar nova experiência de percepção do som, conferindo movimentos corporais, expressividade e inclusão através da dança, além de refletir questões como racismo, ancestralidade e consciência negra com a comunidade surda. A linguagem utilizada no projeto é a Libras, que reforça a importância desta língua em todos os ambientes sociais.
As inscrições são realizadas por meio do formulário on-line (https://forms.gle/aUQbJYyn1dmU4Wy37). Mais informações podem ser obtidas no perfil do coletivo no Instagram (@surdarte).
Serviço
Oficina Vibra Dança
Data: 20 de maio (sábado)
Horário: 11h às 12h30
Local: Casa do Carnaval (Praça Ramos de Queirós, s/n – Pelourinho)
Inscrições: On-line (https://forms.gle/aUQbJYyn1dmU4Wy37)
Gratuito