Foto: Freepik
Objetivo é mapear a realidade de cada instituição de ensino quanto à conectividade à internet
O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) aprovou nesta sexta-feira, 19, em reunião extraordinária, que a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) inicie a vistoria de 5.170 escolas em 43 municípios localizados, principalmente, na Região Norte do País. Escolas da Região Nordeste também serão vistoriadas.
O Gape é formado pela Anatel, pelo Ministério das Comunicações, pelo Ministério da Educação e pelas empresas vencedoras da faixa de 26 GHz (Algar, Claro, Tim e Vivo). O Grupo foi criado para definir os critérios dos projetos de conectividade de escolas e gerir seus recursos e é presidido pelo conselheiro da Anatel Vicente Aquino.
Do total de estabelecimentos de ensino que farão parte dessa fase do projeto Aprender Conectado, 2.739 não contam com qualquer tipo de conectividade à internet. Ainda conforme deliberação do Grupo, ajustes poderão ser feitos durante a fase de execução dessas vistorias.
O trabalho, desenvolvido pela Eace, responsável por operacionalizar o projeto Aprender Conectado, terá iníco com a vistoria das escolas de educação básica com vistas a mapear a realidade de cada instituição de ensino.
O projeto-piloto do Aprender Conectado está em fase final de execução em 177 escolas localizadas em dois municípios de cada uma das cinco regiões do País.
O projeto surgiu a partir do leilão do 5G, o maior realizado pela Anatel e que destinou R$ 3,1 bilhões para levar internet de qualidade às escolas públicas rurais, urbanas e algumas situadas em áreas indígenas e quilombolas.