28 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Instituições científicas têm até 30 de maio para indicar pesquisadores para concorrer ao Prêmio Fundação Bunge 

Foto: Pixabay

Considerado o Nobel da ciência brasileira, a premiação será entregue a profissionais das áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Humanas e Sociais

As universidades e entidades científicas brasileiras têm até o dia 30 de maio para indicar pesquisadores para a 67º Prêmio da Fundação Bunge 2023. Neste ano, uma das mais importantes premiações científicas do Brasil, vai agraciar profissionais nas categorias Juventude e ainda em Vida e Obra. Os temas são: “Conhecimentos e estratégias contra a fome”, na área Ciências Humanas e Sociais; e “Soluções baseadas na natureza para agricultura sustentável e inclusiva”, na área Ciências Agrárias. As indicações podem ser feitas clicando aqui.

Os indicados serão avaliados por comissões técnicas formadas por especialistas nos temas da premiação. Serão homenageados dois profissionais de cada área, nas categorias Vida e Obra, na qual o contemplado recebe medalha de ouro e a quantia de R$ 200 mil, e Juventude, destinado a pesquisadores com até 35 anos de idade, com medalha de prata e o valor de R$ 80 mil.

Os nomes dos premiados serão anunciados em junho e a cerimônia de entrega do prêmio será realizada no mês de setembro, na capital paulista.

Prêmio

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 para incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento, reconhecer profissionais que contribuem para o desenvolvimento da cultura e das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos.

Desde a sua criação, mais de 200 personalidades foram contempladas com o prêmio, entre elas Erico Veríssimo, Hilda Hilst, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira, Rachel de Queiroz, Oscar Niemeyer, Carlos Chagas Filho, Gilberto Freyre, Miguel Reale, Cesare Lattes, Paulo Freire, Eurípedes Malavolta, Celso Lafer e Fernando Abrucio.

A Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em prática por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge). A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.   

Compartilhe:

MAIS LIDAS