Implementada em 2017, a iniciativa Energia da Claro tem atualmente 85 usinas de geração distribuída em operação em várias regiões do país
São Paulo, 29 de maio de 2023 – Considerado um dos maiores programas de geração distribuída de energia entre as empresas privadas do país, o Energia da Claro, ao longo de pouco mais de 5 anos, se consolidou como referência na modalidade de autoconsumo remoto de energia. Com 85 usinas em operação, a iniciativa da Claro, que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil, acaba de alcançar a marca de 200MW de produção de energia, proveniente de fontes limpas como solar, hidrelétrica, biogás e cogeração qualificada, volume que o Brasil inteiro gerava em 2018, quando o programa completava 1 ano de existência. (fonte: Site Mercado Livre de Energia)
Com plantas geradoras em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e DF, além de projetos em construção nas demais unidades federativas, atualmente, a frente de geração distribuída do programa atende a 70% do consumo da empresa em baixa tensão, abastecendo mais de 25 mil unidades consumidoras e mais de 70% das antenas da Claro com energia renovável proveniente das 85 usinas conectadas.
Faz parte do programa a maior usina de Geração Distribuída (GD), em capacidade instalada de potência, em operação no Brasil. Movida a biogás, a planta tem autorização para gerar até 4,65 megawatts médios (MWm) de energia, que conseguem abastecer 2.991 unidades da Claro, entre torres de telefonia, data centers e outras estruturas operacionais da companhia.
A operadora ainda investe no mercado livre de energia e tem contratos de longo prazo, no modelo PPA (Power Purchase Agreement), para aquisição de energia eólica, com o objetivo de atender a 100% de seu consumo em unidades de média tensão, o que faz com que seus data centers, prédios administrativos e operações de grande porte utilizem somente energia limpa.
“Contemplando nossa produção em geração distribuída e os contratos firmados no mercado livre, o ‘Energia da Claro’ deve gerar mais de 1 GWh/ano provenientes de fontes renováveis em 2023, o que equivale a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da empresa no Brasil. A Claro tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e, com isso, colaborar com o controle das mudanças climáticas. Estamos empenhados em nos tornarmos praticamente autossuficientes em energia de fonte limpa e, assim, colaborar com a preservação dos recursos naturais”, afirma Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro.
A empresa de telecomunicações já soma mais de 500 mil toneladas de CO2 evitadas até o momento por meio de suas estruturas de energia renovável, resultado que coloca a Claro à frente das metas de redução de emissões estipuladas pelo Pacto Global da ONU. Mais informações sobre o programa ‘Energia da Claro’ podem ser conferidas no site: www.claro.com.br/energia-claro
Sobre a Claro
A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições consecutivas realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a mais rápida e estável internet móvel, que conta ainda com a menor latência e a melhor experiência em streaming de vídeo. Além de contar com a internet fixa mais rápida em download e a rede Wi-Fi mais estável do País. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.