Foto: Renato Laky por Pixabay
Em 2022, 91 deputadas federais foram eleitas, um recorde de representação feminina no Parlamento
A Câmara dos Deputados promove amanhã (4/7), às 11 horas, no Salão Nobre, ato solene para comemorar os 10 anos da Secretaria da Mulher. Criado em 2013, o colegiado é um órgão político e institucional que busca tornar a Câmara um centro de debates sobre a igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo.
A secretaria é formada pela Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher, que representa a bancada feminina, pela Procuradoria da Mulher e pelo Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). Durante o evento, serão homenageadas as deputadas que estiveram à frente do colegiado na última década.
A bancada feminina é formada por deputadas federais de todos os partidos. Sua importância histórica na defesa dos direitos das mulheres tem origem na Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988), quando foi chamada de “Bancada do Batom”. Institucionalizada em 1995, com regimento e eleição da coordenação, passou a funcionar de forma articulada com a bancada feminina do Senado Federal. Em 2009, foi instituída a Procuradoria da Mulher, e, em 2013, a Secretaria da Mulher foi oficializada, com a união das duas estruturas.
Representação
A importância da Secretaria da Mulher pode ser atestada pelos direitos conquistados a partir da luta das deputadas e do aumento gradativo da presença das mulheres no Parlamento. Na Assembleia Constituinte de 1988, havia 26 deputadas e nenhuma senadora. Em 2022, foram eleitas 91 deputadas, recorde de representação feminina na Câmara. O Senado conta atualmente com 15 senadoras.
Embora as mulheres somem mais de 50% da população e do eleitorado do País, representam cerca de 18% das cadeiras da Câmara. O Brasil está em 131º lugar no ranking de participação feminina na política, conforme dados da União Interparlamentar.
Avanços e conquistas
Com a criação da Secretaria da Mulher, a bancada feminina passou a ter voz e voto no Colégio de Líderes para pautar projetos de interesse das deputadas, além de horário de liderança nas comunicações em Plenário e agenda de eventos contínua, com participação em campanhas nacionais e internacionais. Na última década, as deputadas apresentaram mais de 5,6 mil projetos e exerceram mais de 2,4 mil relatorias.
A programação de eventos dos 10 anos da Secretaria da Mulher está disponível no Portal. O ato solene terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
Serviço
Ato solene em comemoração dos 10 anos da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados
Local: Salão Nobre
Data: 4 de julho de 2023 Horário: 11h