27 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Guia de Linguagem Inclusiva gratuito tem objetivo de promover ambientes corporativos cada vez mais diversos e inclusivos

Mariana Villalva, sócia e líder do Comitê de DE&I da EXEC / Foto: Divulgação

Criado pela EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de lideranças, guia oferece informações simples e interativas sobre temas ligados à equidade de gênero, LGBTfobia, racismo, pessoas com deficiência, capacitismo e etarismo

Você sabia que demoramos menos de um segundo para julgar alguém? Tal reação é um mecanismo de defesa, desenvolvido há milênios, antes mesmo de existirem marcadores sociais e estereótipos. No entanto, a combinação entre tal mecanismo de defesa e os milhares de estímulos externos e estereotipados que recebemos diariamente são inimigos perigosos para a inclusão social.
 

Pensando nisso, para conhecer e entender mais sobre a linguagem mais inclusiva, a EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de lideranças, criou o ‘Guia de Linguagem Inclusiva’, que traz informações de uma maneira fácil e interativa sobre temas como: equidade de gênero, LGBTfobia, racismo, pessoas com deficiência/capacitismo, etarismo, trazendo estatísticas e dicas de como evitar os julgamentos. 
 

Os vieses pensados inconscientemente são os que mais afetam nossas tomadas de decisão em várias situações do dia-a-dia, inclusive no trabalho, já que não são percebidos, dificultando a construção de um ambiente inclusivo. São ideias estereotipadas sobre gênero, raça, etnia, diferentes gerações, classe social, orientação sexual, padrões estéticos e tantas outras questões que acabamos julgando sem saber que tudo isso não define o que uma pessoa é de fato. Apenas associamos as informações do subconsciente e, automaticamente, acabamos generalizando opiniões sobre pessoas e situações.

“Esses temas são complexos e extremamente dinâmicos. Para quem deseja entender melhor o outro vale acompanhar pessoas que pensam e escrevem sobre eles. Na cartilha, você encontrará uma abordagem direta sobre o tópico, permeando desde falas preconceituosas e como substituí-las no dia a dia, até um guia prático de como criar uma rotina de letramento e ampliação de horizontes, bem como dicas de séries e livros que contam diferentes histórias. O material também inclui um glossário com termos e expressões utilizadas no universo de Diversidade, Equidade e Inclusão, presentes nas empresas e na sociedade em geral”, explica Mariana Villalva – sócia e líder do Comitê de DE&I da EXEC.

Confira aqui o Guia de Linguagem Inclusiva, da EXEC.

Compartilhe:

MAIS LIDAS