25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

 “A saúde mental ocupa o centro do processo de autocuidado”, diz psicólogo 

Crédito: Freepik

Especialista fala sobre o Janeiro Branco e a importância de priorizar a saúde mental durante o ano inteiro  

A Campanha Janeiro Branco objetiva colocar em pauta questões relacionadas à saúde mental, incentivando um equilíbrio entre as várias dimensões da vida. É promovida em janeiro, segundo seus idealizadores, por ser o período em que as pessoas estão planejando o que farão ao longo do ano, estabelecendo suas metas e objetivos.  

Contudo, segundo Weslley Valadares, psicólogo e professor do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFG, da Ânima Educação, é importante que as questões que tocam a saúde mental estejam em pauta e sejam priorizadas durante todo o ano, tanto por parte das pessoas em geral quanto por parte do poder público. “Essa agenda precisa ser prioritária nas políticas públicas de prevenção e promoção da Saúde. Não devemos focar na saúde mental apenas em janeiro. Essa deve ser uma prática durante todo o ano”, defende o especialista. 

O professor explica que essa necessidade de antepor a saúde mental se intensifica neste momento em que o mundo vive, após uma pandemia. “Ainda estamos vivendo os efeitos psicossociais da pandemia. Os estudos apontam uma maior prevalência de ansiedade e depressão na população em geral, especialmente entre mulheres e idosos. Atualmente, vivemos as consequências das perdas econômicas e afetivas, sem falar do medo e ansiedade causados pelo vírus e o isolamento social”, afirma o psicólogo. 

Para reverter um pouco dessa realidade, de acordo com o professor Weslley Valadares, é importante que as pessoas não esperem adoecer mentalmente ou o agravamento do quadro para adotar hábitos mais saudáveis ou buscar um auxílio psicológico. “Sem saúde mental não conseguimos trabalhar, nos relacionar de forma saudável. O mundo acelerado em que vivemos nos rouba o tempo para cuidarmos de nós mesmos. Mas isso tem um preço muito caro, que é o adoecimento do corpo e da mente. O ideal é não esperar adoecer mentalmente para buscar uma vida mais saudável”, disse Valadares.  

O professor da UniFG dá algumas dicas para quem deseja cuidar melhor da saúde mental em 2024. Segundo ele, estudos apontam que ações como fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, nutrir boas relações interpessoais, conviver em espaços comunitários, evitar consumo de álcool e outras drogas tem uma repercussão direta em nosso psicológico.  “A saúde mental está diretamente ligada ao nosso estilo de vida. O que observamos é que as pessoas, em momentos de crise, fazem uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos, algumas se engajam em um processo de psicoterapia, mas não transicionam para uma vida mais saudável. Não há uma ‘receita de bolo’ a seguir. Cada um, dentro de sua realidade, vai encontrando o melhor caminho para o autocuidado”, explica o especialista.  

Sobre a UniFG  

Com 20 anos de história completados em 8 de novembro de 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado. Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.  

Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região. Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país.  

Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliaçao do MEC, entre eles, Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão. Em 2022, recebeu 45 estrelas (distrituídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros.  

Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br  

Sobre a Ânima Educação   

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.    

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.    

Compartilhe:

MAIS LIDAS