22 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Como a inteligência artificial está revolucionando o setor jurídico brasileiro

Foto: Pixabay

Advogado com expertise em inovação e implantação de novas tecnologias, Bruno Sant’Ana explica que, com o avanço da tecnologia, tribunais e escritórios de advocacia no Brasil já utilizam a Inteligência Artificial para automatizar tarefas e aumentar a eficiência  

Assim como diversos setores da sociedade, a área jurídica brasileira tem se transformado devido à ascensão e popularização da Inteligência Artificial (IA). A tecnologia tem se tornado uma grande aliada dos advogados, juízes e demais profissionais do direito que buscam otimizar a rotina de trabalho. Além disso, diversos tribunais do país já começaram a adotar ferramentas de IA para agilizar a análise de processos e desafogar os acervos.

Segundo o advogado baiano Bruno Sant’Ana, profissional que acumula mais de 20 anos de atuação no ambiente jurídico, com expertise em inovação e implantação de novas tecnologias, a IA tem sido aplicada no direito de várias formas na atualidade. “É usada para automatizar tarefas repetitivas, otimizar processos de tomada de decisão e realizar análises preditivas. A Inteligência Artificial tem contribuído muito para o nosso sistema judicial, tornando-o mais ágil e eficiente”, explica Bruno.

O advogado também aponta que os escritórios de advocacia que não adotarem a IA perderão competitividade. Isso porque o meio jurídico tem uma demanda crescente por eficiência, celeridade e precisão no tratamento de grandes volumes de dados e documentos legais, e a IA é capaz de automatizar tarefas repetitivas e demoradas, como a análise de contratos, busca de precedentes e organização de documentos.

“Portanto, a IA não é apenas uma vantagem tecnológica, mas uma necessidade para se manter competitivo no futuro da advocacia. São inúmeros os benefícios que a tecnologia traz para a prática jurídica, como a análise de grandes volumes de dados, auxílio de assistentes virtuais e chatbots jurídicos para diversas tarefas, além da geração de textos jurídicos otimizados”, ressalta o jurista.

No Brasil, não são apenas os escritórios e advogados independentes que apostam no uso de tecnologias para otimizar a rotina laboral. A IA também já é uma realidade no dia a dia de muitos tribunais, afirma Bruno. De acordo com ele, um exemplo é o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que faz uso da tecnologia Athos. “É um sistema usado para agrupar processos e buscar processos por jurisprudência e similaridade”, explica Bruno.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também faz uso de sistemas de IA, como o VictorIA, implementado no ano passado, e o RAFA 2030. “Então, a gente percebe que o setor jurídico, como um todo, está se reestruturando. É uma tendência mundial, e o direito brasileiro não pode ficar de fora”, ressalta Bruno.

Para além do VictorIA, uma ferramenta que identifica processos sobre o mesmo assunto, e do RAFA 2030, que classifica processos judiciais de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), existem outras ferramentas tecnológicas que otimizam o setor judiciário. Uma delas é o SOSLEGAL Assistente Jurídico, que tem como objetivo inserir os operadores do direito no mundo da inteligência artificial, afirma Bruno.

“É uma ferramenta gratuita que desenvolvi como um GPT customizado para a área jurídica, com prompts pré-configurados que reduzem a necessidade de o usuário criar personas constantemente. Além disso, conta com um banco de conhecimento personalizado, o que facilita a análise de processos judiciais e documentos jurídicos. Ela está disponível no ChatGPT e auxilia advogados na criação de resumos executivos, na identificação dos principais pontos dos processos judiciais e na elaboração de petições, cálculos e planilhas”, explica o advogado.

O SOSLEGAL está disponível dentro do ChatGPT através do link: https://chatgpt.com/g/g-dbnd4aP8J-soslegal-assistente-juridico

Quem é Bruno Sant’Ana?

Bruno Sant’Ana é advogado (OAB/BA) com carreira consolidada em escritório de advocacia, Startup de tecnologia e empresa familiar. É Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Simple Tecnologia da Informação e possui experiência na gestão da área jurídica, sendo responsável pela elaboração de planejamentos estratégicos e operacionais para equipes de alta performance, com foco em atingir metas e alavancar resultados. Com amplo conhecimento em inovação e melhoria contínua, Bruno atua na implantação de novas tecnologias, produtos e serviços, além da definição de processos organizacionais e otimização de recursos. Sua expertise inclui negociações sindicais, acordos trabalhistas, direito administrativo. Mais informações: @adv.brunosantana. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS