Imagem: Pixabay
Evento, realizado no Rio de Janeiro entre 28 e 30 de agosto, recebe pessoas de 26 países com foco na promoção de soluções que promovam impacto socioambiental positivo
O Rio de Janeiro recebe entre os dias 28 e 30 de agosto a 2ª edição da Conferência de Latimpacto “Impact Minds: Standing Together”, com foco em investimentos com lentes de impacto, capazes de gerar soluções socioambientais sustentáveis, replicáveis e escaláveis, que contribuam para uma melhoria substancial na vida das pessoas e na proteção do meio ambiente.
O evento, que será realizado no Hotel Prodigy Santos Dumont, reunirá mais de 550 pessoas do Brasil e de outros 26 países, com as presenças de mais de 180 palestrantes, entre eles e elas Aloizio Mercadante, Presidente do BNDES, Natalye Paquin, da Rockefeller Foundation, e Sérgio Diazgranados, Presidente do CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina. Além da troca de conhecimento e boas práticas, haverá visitas de aprendizagens, encontros com líderes e investidores para projetos de impacto, entre outras ativações, todos eles focados em promover uma maior mobilização de capital para impacto.
Os principais temas que serão debatidos e apresentados na Conferência são: Impacto Corporativo e ESG; Equidade racial, de gênero e de pessoas com deficiência; Apoio não financeiro; Medição de impacto; Finanças Inovadoras; Migração; Mudanças climáticas, com foco particular na Amazônia; Colaboração em rede; O contínuo de capital; Venture Philanthropy e Investimento de Impacto.
A primeira edição da “Impact Minds: Standing Together” aconteceu em 2022 em Cartagena, na Colômbia, e reuniu mais de 300 pessoas do mundo todo.
Além das rodas de conversas e espaços para debates e palestrantes, a Impact Minds deste ano vai promover Visitas de Aprendizagem, um dia para se conectar com a realidade local do Rio de Janeiro, entender seus desafios e as soluções que estão sendo implementadas para enfrentá-los. Os locais que vão receber os eventos, no dia 28 de agosto, são: Banco da Providência, Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia, BNDES, Fiocruz, Instituto Sinal do Vale, Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), Águas do Rio, Cidade do Samba, Pequena África e Quilombo Cafundá Astrogilda.
“A nossa missão é que as pessoas sejam realmente as protagonistas dos espaços que projetamos na Impact Minds de 2023. As conexões são um dos nossos principais objetivos com a Latimpacto. E para isso vamos envolver múltiplos atores que promovem ou buscam ações efetivas para aumentar o impacto social e ambiental na América Latina e no Caribe, especialmente no Brasil. Teremos espaços em formatos disruptivos e experienciais que tornam este encontro uma experiência diferente. Usando a nossa capacidade de reunir diversos stakeholders com um mesmo objetivo comum: o de promover o impacto que precisamos para agora, para resolver os problemas que nossa sociedade e o planeta exigem”, afirma Carolina Suárez, CEO da Latimpacto, que também participará do evento com sua equipe de diferentes países da região, onde o Brasil é um país central de sua atuação.
Diretora-executiva do Movimento Bem Maior, Carola Matarazzo vai participar da mesa Rethinking philanthropic support through calls for proposals (Repensando o apoio filantrópico por meio de chamadas para propostas, em tradução livre), ao lado de Daiany Saldanha, e Rodrigo Cavalcante da Phomenta; Gelson Henrique, da PIPA e Luiza Serpa do Institut Phi. O papo vai explorar estratégias de investimento social, com olhar crítico para a distribuição de recursos e foco na utilização de modelos de editais e seus desafios.
“É sempre gratificante estar em contato com gente tão relevante, ligada às questões sociais e ambientais em toda a América Latina. O Movimento Bem Maior vem com a missão de levantar a bandeira da filantropia, apontar seus desafios e atrair cada vez mais pessoas para essa causa tão relevante e importante para o desenvolvimento, não só do país, mas de todo o continente. Esperamos plantar a semente da filantropia para que ela seja colhida nas próximas edições da Latimpacto.”, completa Carola Matarazzo.
A “Impact Minds: Standing Together” tem patrocínios de cerca de 30 organizações, como Coca-Cola, Fundação Bayer, Visa Foundation, BID Invest, Movimento Bem Maior, Instituto Votorantim, Skoll Foundation, BTG Pactual.