24 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Dia Internacional da Mulher: a conquista de novos espaços no mercado de TI

Número de mulheres cresceu na área de Tecnologia da Informação, mas o percentual ainda é baixo: 23% do total em atuação no mercado (Imagem: Freepik)

Senac EAD democratiza o acesso à educação em diversas modalidades de ensino e áreas de conhecimento

A máxima, “O lugar da mulher é onde ela quiser” está conquistando novos espaços, ainda que não seja na velocidade desejada. Algumas profissões que antes eram ocupadas prioritariamente por homens estão investindo na equidade de gêneros e encontrando novos talentos.

Um exemplo prático acontece na área de Tecnologia da Informação (TI), uma profissão considerada prioritariamente masculina. Uma pesquisa recente da consultoria Catho destacou que houve crescimento de 2,1% no número de empregos para mulheres em cargos tecnológicos. Outra informação positiva foi sobre a diferença salarial que reduziu de 13% para 10%. Ainda assim, o número de profissionais mulheres representa 23% dos especialistas de TI em atuação no mundo do trabalho. Contudo, se considerarmos algumas datas históricas, os avanços são relevantes, tendo em vista que o público feminino só teve direito ao voto em 1932. 

A própria data, 8 de março, foi instituída em 1917, só foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, com objetivo de com objetivo de reforçar a importância dos direitos do gênero feminino.

Vale destacar que em 2024, o tema apresentado pela organização será: “Março: a luta pelo direito das mulheres”, já que as situações de desigualdade profissional, social e os altos índices de violência continuam a registrar números alarmantes.

Com esse entendimento, o Senac EAD reforça o estímulo do acesso à educação, com cursos de qualificação profissional, graduação e especialização lato sensu em 18 áreas de conhecimento. Acesse o site e confira os detalhes dos cursos, as modalidades de ensino e as políticas de descontos.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Compartilhe:

MAIS LIDAS