27 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Especialista alerta sobre a importância de mais atenção aos pacientes diabéticos que sofrem de hipertensão

Foto: Freepik

Professor de Endocrinologia do Centro Universitário São Camilo informa que hipertensão é uma condição comum em pacientes diabéticos

No 26 de abril acontece o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Uma data que procura conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença que acomete cerca de 36 milhões de pessoas adultas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Segundo o professor de Endocrinologia do Centro Universitário São Camilo, Leonardo Alvares, pessoas com Diabete Mellitus devem ter atenção redobrada à pressão alta, uma vez que “a associação dessas duas doenças é especialmente preocupante devido ao aumento do risco de complicações vasculares ateroscleróticas como o infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, e complicações microvasculares com consequente alterações renais e oftalmológicas, alertou.”

A hipertensão é uma condição comum entre pacientes diabéticos, e sua prevalência varia de acordo com diversos fatores, como duração do diabetes, idade, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC). Estudos demonstraram que o controle da pressão arterial reduz significativamente o risco de eventos cardiovasculares e complicações microvasculares em pacientes com diabetes.

“A avaliação da pressão arterial deve ser uma prática rotineira em todas as consultas clínicas, com confirmação da hipertensão através de múltiplas leituras, incluindo medições em diferentes dias. A individualização das metas de tratamento é fundamental, considerando fatores como riscos de eventos cardiovasculares, idade e comorbidades para otimizar os resultados clínicos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com diabetes e hipertensão”, disse o professor Leonardo Alvares. De acordo com o professor, a intervenção no estilo de vida desempenha papel crucial no manejo da pressão arterial elevada. Estratégias como perda de peso, adoção de dieta balanceada, redução do consumo de sódio, aumento da atividade física e cessação do tabagismo são fundamentais para controlar a pressão arterial e melhorar a saúde metabólica e vascular. A promoção de mudanças sustentáveis no estilo de vida deve ser parte integrante do tratamento do diabetes e da hipertensão. “Considerando a importância deste tema e alinhando-se ao Dia da Hipertensão, a comunidade médica está intensificando seus esforços para promover a conscientização e oferecer orientações atualizadas sobre o manejo da pressão arterial elevada em pacientes com diabetes’, finalizou o médico.

Compartilhe:

MAIS LIDAS