25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Fórum discute inclusão racial nas empresas brasileiras; pesquisa traz dados sobre diversidade em 48 corporações

Foto: Pixabay

Como se relacionam, quais as perspectivas e tendências dos desafios atrelados às mudanças climáticas, à neoindustrialização e à promoção da diversidade racial no ambiente corporativo? 

Esses são alguns assuntos da terceira edição do Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2023, que ocupará a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), dias 16 e 17 de novembro, e reunirá presidentes de empresas, CEOs, especialistas do Brasil e internacionais do setor financeiro, mercado corporativo e membros do setor público. A realização é da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, FIESP e Mover – Movimento pela Equidade Racial com apoio do Grupo Carrefour Brasil.

Além do presidente da Fiesp, Josué Gomes, a abertura do Fórum contará com as presenças do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Marina Silva, ministra do Meio ambiente; e Luiz Marinho, ministro do Trabalho.

Entre as presenças internacionais já confirmadas estão a norte-americana Reta Jo Lewis, presidente do Banco de Exportação e Importação dos EUA, e a nigeriana Ngozi Okonjo–Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ambas farão conferências no dia 16. Reta Jo Lewis também participa, no mesmo dia, da mesa do Conselhão (CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável) da Presidência da República, que ocorrerá a partir das 14h, com o tema “O financiamento público e privado como estratégia de aceleração dos resultados da promoção da diversidade racial”.

No dia 16, destaca-se o painel Encontro de Presidentes, que reunirá 100 presidentes e CEOs de grandes empresas para reafirmarem seu compromisso com a promoção da equidade racial no mercado de trabalho. O encontro segue o modelo do realizado anteriormente na segunda edição do Fórum, em 2022, e é a maior reunião de presidentes de empresas e líderes empresariais da América Latina.

ÍNDICE DE EQUIDADE RACIAL

Um dos pontos altos do Fórum no dia 17, será a apresentação dos resultados da quarta edição do Índice de Equidade Racial nas Empresas 2023, com informações inéditas de 48 das maiores empresas do país sobre as práticas corporativas em relação a promoção da diversidade racial.

A publicação mostrará os resultados em seis pilares: Recenseamento Empresarial (número de profissionais negros contratados ou em cargos de gerência, supervisão e outros); Conscientização (ações sobre inclusão e diversidade racial); Recrutamento (nível de flexibilização do processo seletivo em nome da diversidade racial); Capacitação (investimento no desenvolvimento e nas habilidades dos profissionais negros); Ascensão (planos de carreira e critérios de promoção para profissionais negros); e Publicidade e Engajamento (implementação de ações afirmativas e criação de canais para recebimento de denúncias de racismo).

GRUPO CARREFOUR BRASIL

Ainda no dia 17, o Fórum terá diversas mesas de debates sobre temas como “A Diversidade no Conselho de Administração: Tendências e perspectivas sobre o papel dos Conselhos de Administração” e “Environmental Justice Issues: Climate Change, Energy & Diversity. O Grupo Carrefour Brasil encabeça três mesas nesse dia: “Diversidade racial: A responsabilidade e transformação da Cadeia de Valor”, “Vieses Cognitivos do Racismo” e “O papel da educação no combate ao racismo”.

“Tamanho é responsabilidade. E responsabilidade é assumir compromissos. Movidos por essa convicção é que temos trabalhado para construir um futuro mais inclusivo, mais diversos e mais sustentável. Temos uma preocupação gigante em mobilizar e engajar nossos colaboradores, fornecedores e parceiros na causa antirracista e sabemos que para ampliar esse impacto é fundamental nos unirmos a parceiros que sejam referência na causa. Nosso apoio ao Fórum passa por esse papel de mobilização, estaremos lá com parceiros, colaboradores e fornecedores debatendo temas relevantes para o combate ao racismo no ambiente corporativo e também ouvir, aprender e evoluirmos juntos na nossa jornada de ser uma empresa cada vez mais diversa e sustentável”, explica Maria Alicia Lima, VP de ESG, Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil.

SOBRE OS PAINEIS

Painel 1

Tema: A responsabilidade e transformação da Cadeia de Valor

Participantes: Stephane Maquaire (CEO do Grupo Carrefour Brasil), Maria Alicia (VP de ESG e Comunicação/mediação do Grupo Carrefour Brasil), Cátia Porto (VP RH Grupo Carrefour Brasil), Jean Jereissati (CEO da Ambev), Eduardo Santos (EF-MOVER), Luana Ozemela (Vice- Presidente de Impacto do iFood)

Neste painel, a discussão será sobre a importância do combate ao racismo não só dentro das empresas, como também em toda a cadeia de valor, seja ela com fornecedores diretos, indiretos e parceiros. Quais protocolos, processos, ações e projetos, podem ser feitos, para que o combate ao racismo seja de fato efetivo. O grande objetivo, é de fato ter uma responsabilização do começo ao fim, dentro do varejo, fazendo com que o setor empresarial seja protagonista no combate ao racismo institucional e estrutural.

Painel 2

Tema: Vieses Cognitivos do Racismo

Participantes: Naira Paula (mediação/Diretora de Comunicação e Marca do Grupo Carrefour), Alvaro Machado Dias, Professor Livre-docente da UNIFESP e Sócio do Instituto Locomotiva, Edvaldo Vieira (ex-CEO da Amil (conselheiro), Liel Miranda (CEO da Mondelez).

Os vieses cognitivos são as formas automáticas de pensar que influenciam nossa tomada de decisão, julgamento ou ação. E eles podem ser de dois tipos: Viés inconsciente: que não percebemos. Viés consciente: que percebemos.

Neste painel, serão discutidos os vieses cognitivos do racismo e como as empresas podem combater essa mentalidade, por meio da inclusão, do debate aberto, do treinamento.

Painel 3

Tema: O papel da educação no combate ao racismo

Participantes: Claudionor Alves (mediação/Diretor de Equidade Racial do Grupo Carrefour Brasil), Alessandra Benedito, Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico, André Felicíssimo (P&G), Vitor Faga (CEO do SAMs Club), Cristiliana Cruz (Trainee do Grupo Carrefour Brasil).

Como a educação pode contribuir para o combate ao racismo e a inclusão. Como o setor empresarial pode fomentar projetos e ações, para que jovens negros tenham mais acesso à educação, ao primeiro emprego e ao desenvolvimento continuo dentro das empresas.

O Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2023 integra a Virada da Consciência, evento realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares.

Realizam o Fórum a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Fiesp e Mover – Movimento pela Equidade Racial, com apoio do Grupo Carrefour Brasil, CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentabilidade da Presidência da República, ABRH Brasil, Mulheres 360, Fórum LGBT de Empresas e Direitos, Mulheres do Brasil, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O Fórum tem como patrocinadores master Bradesco e Coca-Cola e patrocínio standard do Assaí, Correios e Sesi.

Sobre a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

O que é: um movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. O universo Iniciativa representa mais de R$ 1,3 trilhão em faturamento, mais de 800 mil pessoas e alcance global e tem como finalidade a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor.https://iniciativaempresarial.com.br/

Compartilhe:

MAIS LIDAS