Foto: Freepik
Iniciativa reúne empresas de diferentes setores para oferecer cursos de dois anos na Associação Alumni, sessões de orientação profissional e workshops de carreira para universitárias e universitários pretos e pardos. Domínio do idioma pode alavancar salário de trainees em até 92%
São Paulo, 16 de janeiro de 2023 – O Goldman Sachs do Brasil e o Linklaters anunciaram a quinta edição da Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação), um programa que oferece gratuitamente ensino da língua inglesa, programa de mentoria e workshops de carreira a estudantes pretos e pardos de faculdades públicas e privadas da região metropolitana de São Paulo. Os interessados têm até amanhã (17) para se inscrever e garantir a vaga.
O curso de inglês, oferecido presencialmente na sede da Associação Alumni, terá duração de dois anos, com aulas aos sábados e carga horária reforçada em períodos de férias. Paralelamente, os alunos poderão assistir a workshops sobre temas como educação financeira, preparação para entrevistas de emprego e liderança. Já o processo de mentoria, a cargo de profissionais das empresas patrocinadoras, foi concebido para adequar-se às necessidades de cada indivíduo. Os alunos contam também com custeio integral de material e transporte, além de acompanhamento social do Instituto Ser+.
As inscrições estão disponíveis até esta quarta-feira (17) por meio do link da Cia de Talentos. Podem participar alunos de qualquer curso de bacharelado com duração igual ou superior a quatro anos, com conclusão prevista a partir de dezembro de 2026.
Sobre a Iniciativa LIFT
A quinta edição conta com patrocinadores como Cargill, Cescon Barrieu, Deutsche Bank, Goldman Sachs, HSBC, Linklaters, J.P. Morgan, Machado Meyer, Nestlé, PepsiCo e Votorantim.
A Iniciativa LIFT foi fundada pelo Goldman Sachs do Brasil em 2014 em parceria com o Linklaters e a Associação Alumni. A fase piloto contou com um grupo de 14 estudantes da Faculdade Zumbi dos Palmares e, a partir da segunda edição, passou a incluir participantes de quaisquer universidades públicas e privadas. A Iniciativa LIFT desde sua fundação já atendeu mais de 300 universitários, que em sua maioria estão trabalhando ou estagiando em grandes empresas nacionais e internacionais. A edição de 2022-2023 está prestes a formar cerca de 100 novos alunos, um número recorde para a LIFT.
O projeto se caracteriza por preencher simultaneamente duas lacunas do mercado de trabalho: domínio de inglês e mentoria. Segundo uma pesquisa do Instituto Catho, trainees com inglês fluente ganham até 92% mais do que seus pares que não dominam o idioma, mas apenas 4% dos candidatos possuem inglês avançado.
Sobre a oferta de mentoria, se trata de uma necessidade cada vez maior no mundo corporativo. Cerca de 84% das empresas da lista US Fortune 500 mantêm programas desse
tipo, e, de acordo com um estudo norte-americano citado na Business Harvard Review, 90% dos empregados com um mentor se dizem satisfeitos no trabalho.
Serviço
Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação)
Inscrições: até 17 de janeiro de 2024 pelo site https://bit.ly/3uVkBNX
Início das aulas: fevereiro de 2024
Duração: dois anos
Objetivo: capacitar e qualificar jovens pretos e pardos, utilizando um segundo idioma como ferramenta de mobilidade social
Foco: estudantes universitários com conclusão de curso prevista a partir de dezembro de 2026 na região metropolitana de São Paulo