Foto: Divulgação / Escola Lumiar Pinheiros
O país tem hoje 104 diferentes olimpíadas e competições de conhecimento nacionais nas mais diferentes áreas do saber, como matemática, história, português, astronomia, entre outras
O Brasil é um grande campeão olímpico mundial na área do conhecimento. O país tem hoje 104 diferentes olimpíadas e competições de conhecimento nacionais nas mais diferentes áreas do saber. Na Olimpíada Internacional de Economia (IEO, na sigla em inglês), por exemplo, o Brasil conquistou o primeiro lugar geral da competição por três anos consecutivos, de 2019 a 2021, e ficou com a prata em 2022, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com levantamento da Universidade de São Paulo (USP). O bronze foi para a seleção canadense, treinada pelo brasileiro Guilherme Pita.
A participação nas olimpíadas faz com que os alunos desenvolvam o gosto e a afinidade pelas disciplinas envolvidas. Nas escolas Lourenço Castanho, Lumiar e Progresso Bilíngue, os educadores ressaltam a importância dos alunos participarem dessas “competições” e como o desempenho desses alunos melhora com o desenvolvimento dessas atividades.
A escola Lourenço Castanho vai participar este ano das olimpíadas de matemática, biologia e astronomia. Segundo o diretor pedagógico, Alexandre Abbatepaulo, a escola participa desses eventos de forma organizada desde 2017.
As olimpíadas de conhecimento ganharam este ano um novo status na Escola Lumiar. Historicamente, a instituição participa de olimpíadas de matemática, mas este ano criou uma estrutura curricular para competições estudantis e selecionou mais de 100 eventos, no Brasil e no mundo, entre olimpíadas e feiras científicas, para que os alunos possam participar. “Em cada um deles temos dezenas de inscritos”, comenta o CEO do colégio, Lucas Mendes de Freitas Teixeira.
A Progresso Bilíngue tem pelo menos 130 alunos inscritos em olimpíadas de conhecimento este ano, segundo os coordenadores da escola. No ensino fundamental são ao menos 80 participantes que vão disputar olimpíadas de matemática e astronomia. Outros 50 adolescentes disputam as competições no ensino médio. Segundo a coordenadora do ensino fundamental da escola, Lúcia Melo, a Progresso coleciona medalhas de ouro, prata e bronze nas disputas de anos anteriores.