25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Selo ESG Pro vai capacitar empresas brasileiras com as melhores práticas de forma acessível

Imagem: Freepik

São Paulo, janeiro de 2024 – A ESG Pro Brasil é uma iniciativa criada por dois jovens empreendedores listados na Forbes Under 30: Mateus Ferrareto (sócio-fundador da Eco Flame Garden) e Bia Martins (fundadora da ONG Olhar de Bia). A companhia chegou ao mercado neste mês com o objetivo de simplificar e promover responsabilidade social, ambiental e governamental nas empresas de todo o país. 

A iniciativa lançou o Selo ESG Pro – que visa apoiar, fomentar e capacitar as companhias brasileiras de maneira efetiva com as melhores práticas de ESG. Através do selo, as empresas ainda  contribuem com iniciativas de impacto, já que os recursos das assinaturas do selo são repassados para ONGs com grande credibilidade no país.

Apesar de atender qualquer tipo de empresa, o foco inicial da ESG Pro Brasil são as pequenas e médias companhias. Bia Martins e Mateus Ferrareto compartilham a percepção de que a implementação de uma agenda ESG enfrenta desafios significativos, como custos elevados, complexidade e processos burocráticos. 

“Com o intuito de tornar a adoção dessa agenda mais acessível no Brasil, nos unimos para criar uma solução. Precisamos agir imediatamente para combater problemas como o aquecimento global e as desigualdades sociais. Nosso objetivo é simplificar e tornar essa mudança acessível a todos”, afirma Bia Martins.

Plataforma e Trilha de Transformação ESG

“O selo não só conecta a empresa com ações sociais. A partir dele, auxiliamos na transformação de companhias dentro da nossa plataforma de educação ESG. Nela, forneceremos uma trilha guiada e prática para seguirem, começando por iniciativas fáceis de serem implementadas e que evoluem no tempo que a empresa necessita”, comenta Ferrareto.A plataforma educativa da ESG Pro Brasil oferece conteúdo especializado sobre responsabilidade social, ambiental e governança corporativa. Destinada para empresas comprometidas com a sustentabilidade, a plataforma visa educar e orientar as organizações sobre as melhores práticas de ESG, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e responsável no ambiente corporativo.

O impacto social

Dentre as organizações que podem se beneficiar da assinatura, estão o Projeto Tamar, Instituto Eu Sou O Bicho, Beija-Flores Solidários, Projeto Família na Rua, Fazendo a Diferença, Projeto Dorcas em Ação, Isto Tudo Por Um Sorriso, AMAVB, Centro Espírita Nosso Lar, Instituto Casa Cairo, Doses de Amor, Brasil Sem Frestas, Atitude do Bem e Minha Down é Up.

Todas essas organizações já são reconhecidas por seus trabalhos em diferentes setores que são desassistidos e os números indicam sua credibilidade. Ao todo, essas ONGs atendem a aproximadamente 1 milhão de pessoas, já contribuíram com 600 mil ações ambientais e impactaram 6 mil escolas. 

Conselho da ESG PRO

Para além dos fundadores iniciais, um conselho de especialistas contribui significativamente para o progresso do ESG Pro Brasil. Este grupo inclui Luciana Lancerotti, ex-CMO da Microsoft; Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil; Danni Mnitentag, profissional da Oracle; e Alvaro Schocair, criador e CEO da Link School of Business, entre outros.

Compartilhe:

MAIS LIDAS