Foto: Pixabay
Com o propósito de democratizar o acesso ao ensino de tecnologia, DIO atinge números históricos nas métricas de ESG e lança o seu relatório de impacto em Davos, na Suíça
São Paulo, janeiro de 2023 – A DIO, startup brasileira de educação e recrutamento em tecnologia, ultrapassou, em menos de 3 anos de existência, 2 milhões de bolsas de estudo distribuídas gratuitamente para talentos em mais de 50 países. Para consolidar o impacto gerado, lançou o seu 3º relatório de impacto social para líderes de todo o mundo em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.
O relatório tem como objetivo inspirar líderes, recrutadores e profissionais de tecnologia a ampliar o impacto positivo na sociedade, por meio da apresentação dos principais números de impacto da startup referentes ao ano anterior e do compartilhamento das lições aprendidas e casos de sucesso em ESG – Environmental, Social and Governance com grandes empresas multinacionais de tecnologia.
Com o tema “Cooperação em um mundo fragmentado”, o Fórum Econômico Mundial chegou em sua 53ª edição e reuniu mais de 2.700 chefes de estado e de governo, CEOs de grandes empresas, representantes da sociedade civil, meios de comunicação globais e líderes juvenis procedentes da África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América Latina e América do Norte. O objetivo do encontro é impulsionar soluções voltadas para o futuro e enfrentar os desafios globais mais urgentes através da cooperação público-privada.
“Apresentar o nosso 3º relatório de impacto social para líderes de todo o mundo durante o World Economic Forum na Suíça, fortalece o Brasil como grande protagonista e formador de talentos de tecnologia no cenário mundial além de impulsionar os casos de sucesso cocriado com nossos parceiros para inspirar empresas a transformar positivamente a sociedade”, afirma Iglá Generoso, CEO e cofundador da DIO.
Ainda durante o painel “In Harmony with Nature”, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva destacou para Iglá Generoso a importância da educação para formar e inspirar talentos a contribuir com o desenvolvimento sustentável.
“A educação tem uma função fundamental e estratégica na introdução de conhecimento. Com uma mentalidade sustentável usando tecnologia limpa baseado também no consumo necessário sustentável. Prosperidade é importante, mas prosperidade sustentável é mais importante ainda.” Afirmou Marina Silva em conversa com o CEO da DIO.
Novos compromissos assumidos durante o Fórum Econômico Mundial
Segundo um estudo realizado pela McKinsey, 375 milhões de trabalhadores em todo o mundo podem ter que mudar de ocupação na próxima década para atender às necessidades das empresas. Tecnologias como inteligência artificial, 5G e big data já estão trazendo mais eficiência para os negócios, sendo processos automatizados e reduzindo a necessidade do esforço humano. O futuro do trabalho não foi apenas um dos principais temas debatidos no Fórum Econômico Mundial, mas também é uma grande preocupação dos líderes em todo o mundo.
Assim, dois grandes compromissos foram acordados pela DIO no Fórum Econômico Mundial: criar soluções para ampliar o reskilling das pessoas mais experientes com foco na redução da desigualdade de gênero no mercado de tecnologia e incluir no currículo formações técnicas que inspirem os estudantes de tecnologia a criar soluções para desafios do meio ambiente, clima e sustentabilidade do planeta usando tecnologia limpa.
“Com mais de 1 milhão de talentos de tecnologia, a DIO vai além de ser a maior comunidade de aprendizado contínuo em tecnologia da América Latina e uma grande fonte de talentos para empresas, se tornando um impulsionador de transformações sociais positivas e impacto positivo na sustentabilidade do planeta.” Complementa Iglá Generoso.
O 3º relatório de impacto social da DIO já está disponível e você pode conferir através do link.
Sobre a DIO– Fundada em 2018, a DIO é a primeira plataforma open education brasileira e a maior da América Latina, que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente, o ecossistema da startup reúne mais de 1 milhão de profissionais de tecnologia, 1.000 instituições de ensino, 2.000 embaixadores, 500 experts e mais de 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.