02 de maio de 2024

Search
Close this search box.

Plataforma digital desenvolvida no interior da Bahia promove o turismo sustentável na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Um site para se informar sobre turismo sustentável na Chamada Diamantina e organizar passeios na região, aproximando visitantes e agentes do turismo. Trata-se do Janoo – plataforma digital para atrativos turísticos, que pode ser acessada pelo endereço janoo.com.br, e já reúne mais de 50 opções de trilhas, cachoeiras, pontos de escalada e muito mais.

Na plataforma é possível conhecer mais sobre práticas de turismo responsável e se preparar para uma viagem mais segura e sustentável.

Evitar incêndios florestais, respeitar as normas ambientais, entender a importância da contratação de guias e condutores de visitantes, contribuir com a geração de dados sobre visitação turística em áreas preservadas e principalmente se tornar parte da proteção de destinos tão especiais.

” A plataforma orienta sobre esses temas e convida o turista a conhecer, entender, valorizar e fazer parte da realidade da Chapada”, ressalta Lucas Miranda, CEO da empresa.

Como funciona – Na plataforma Janoo (janoo.com.br), o turista pode selecionar o atrativo que deseja visitar, conferir as regras para conhecer o local e até mesmo agendar o passeio para garantir aquela tão sonhada vaga em pontos turísticos disputados, como é o caso da Cachoeira do Buracão, localizada no Parque Municipal do Espalhado, no município de Ibicoara.

Além dela, já estão cadastrados dezenas de atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina, como a Cachoeira da Fumaça – maior queda d’água do Brasil, e o Vale do Pati, considerado um dos melhores trekkings do mundo.

Quem acessa o Janoo irá encontrar opções em pelo menos cinco municípios da região da Chapada Diamantina.

Como o site é voltado para o turismo de natureza, ainda é possível conferir todas as normas ambientais de cada local e, assim, contribuir para o mínimo impacto. “Em tempos de pandemia, também está disponível a informação sobre se aquele atrativo está aberto ou não no período da sua viagem”, destaca Lucas Miranda.

Outros destinos baianos também se interessaram pela plataforma que pode trazer mais organização e qualidade ao serviço turístico. É o caso, por exemplo, de Baixio, localizado no Litoral Norte do estado. Na Janoo, você pode agendar sua visita nas paradisíacas Lagoa Azul e nas Duas Lagoas, cercadas de Mata Atlântica e areia branca.

Quem somos

A plataforma Janoo foi desenvolvida pela empresa Bocapio – Comunicação e Tecnologia, sediada na cidade de Lençóis, interior da Bahia. E começou a ser concebida em 2014 de forma colaborativa após muita conversa, entrevistas, pesquisas e reuniões com atores do ecoturismo do entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O lançamento da versão beta ocorreu em novembro de 2020 como ferramenta estratégica para a retomada gradual do turismo na região durante a pandemia.

Acesse também o instagram @janoo.horadeviajar

Compartilhe:

MAIS LIDAS